Faltam poucos dias para a chegada do inverno no Brasil, que ocorre no mês de junho. Porém, o Sul já pôde sentir um pouco do que é o frio nesta quinta-feira (29), a primeira manhã com flocos de neve do ano. O momento foi registrado em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, locais onde o frio é bastante rigoroso e até aguardado.
A fusão entre a massa de ar frio e umidade ocasionou o cenário perfeito para que nevasse nas cidades como São Joaquim e Urupema, na Serra Catarinense, e São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.
Recomendados para você
Defesa civil catarinense relatou que os termômetros chegaram a -1ºC em Urupema, considerado o município mais gelado do país.
Já em São Joaquim, moradores e turistas puderam registrar flocos de neve no começo da manhã. No Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes, a temperatura chegou a cair para 2ºC, com a sensação térmica de -6ºC.
Qual foi o fenômeno que provocou a neve em partes do Brasil?
O Climatempo explica que a ocasião foi provocada pela interação entre a umidade do ciclone extratropical, que segue na costa do Rio Grande do Sul, e a massa de ar frio de origem polar que estacionou no país na última quarta-feira (28).
A previsão é de que os termômetros se mantenham mais baixos na região Sul até sábado (31). Além da nevasca, a frente fria deu origem a fortes chuvas em alguns lugares do Rio Grande do Sul, com 18 cidades afetadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado. A tendência é que o clima mude nos próximos dias de maneira gradual.
Quais cidades puderam ver a neve?
O fenômeno atingiu pelo menos seis cidades brasileiras, com previsões menores de 4ºC nesta quinta-feira (29).