O humorista italiano Khaby Lame foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, em inglês) na sexta-feira (6).
Detenção e motivo
A detenção ocorreu no Aeroporto Internacional Harry Reid, em Las Vegas. Segundo o ICE, Lame excedeu o prazo de seu visto de permanência no país. Ele foi liberado no mesmo dia e deixou os EUA voluntariamente, conforme informou o ICE.
Recomendados para você
Trajetória e sucesso de Khaby Lame
Lame, de 25 anos, é o criador de conteúdo mais seguido no TikTok, com mais de 162 milhões de seguidores, alcançando essa marca em 2022, de acordo com a revista Variety.
Nascido no Senegal, sua família mudou-se para a Itália quando ele tinha apenas um ano de idade. Apesar de ter vivido na Itália toda a sua vida, Lame só obteve a cidadania italiana em 2022.
Até março de 2020, Khaby trabalhava como operador de máquinas em uma fábrica nos arredores de Turim. Após perder o emprego durante os primeiros meses da pandemia, ele começou a criar vídeos no TikTok, inicialmente dançando e reagindo a videogames. Sua popularidade disparou com vídeos silenciosos que satirizam "life hacks" desnecessariamente complicados. Ele simplifica a tarefa e, sem dizer uma palavra, conclui com seu gesto icônico de mão aberta.
Em 2022, ele entrou para a lista "40 Under 40" da Fortune e "30 Under 30" da Forbes. Segundo o empresário Alessandro Riggio, que agencia o influenciador, Lame ganha cerca de 750 mil dólares por publicação.
Há três anos, Khaby chegou a gravar vídeos com o influenciador baiano Luva de Pedreiro quando esteve na Itália. Lame também já apareceu no filme "Bad Boys: Até o Fim" e criou uma série chamada "Khaby is Coming to America", de 2024, que retratava alguns de seus passeios pelos EUA em busca de um novo lar.
Atualmente, ele também é Embaixador da Boa Vontade da Unicef, com o objetivo de usar as redes sociais para ajudar a aumentar a conscientização sobre os direitos das crianças em todo o mundo.