A humorista Dani Calabresa manifestou-se sobre a polêmica envolvendo Leo Lins, que foi condenado a oito anos e três meses de prisão por discursos preconceituosos contra diversas minorias em um show de 2022. A condenação repercutiu entre os humoristas brasileiros e as opiniões sobre o caso dividiram a internet.
Detalhes da condenação de Leo Lins
Leo Lins foi condenado pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), por discursos preconceituosos proferidos em um show de 2022. Imagens do momento do show foram veiculadas em um vídeo de uma das apresentações.
Além da pena de prisão em regime fechado, o humorista terá que pagar uma multa equivalente a 1.170 salários mínimos (valor da época da publicação das imagens), aproximadamente R$ 1,4 milhão, e uma indenização de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos. Ele ainda pode recorrer da sentença.
Recomendados para você
A posição de Dani Calabresa
Dani Calabresa também falou sobre o assunto, afirmando que ele é "muito complexo". Em entrevista ao videocast Desculpa Alguma Coisa, do UOL, a humorista afirmou que Leo decidiu ir "para um caminho incorreto" e que ela não sabe "definir o humor que ele faz". No entanto, ela opinou que Leo não deveria ser preso por isso e se posicionou contra a condenação.
"Eu não consigo passar pano pro conteúdo dele, mas não dá para prender um comediante por piada. Essa não é a solução. Tem uma zona nebulosa entre a nossa liberdade artística e nossa responsabilidade", frisou ela na entrevista.
A manifestação de Leo Lins
Após a condenação, o humorista Leo Lins se manifestou por meio de um vídeo de 12 minutos. No pronunciamento, ele afirmou ter lido o processo antes de se manifestar:
"Talvez nem todos saibam, mas o humorista no palco interpreta um personagem. Na construção do texto, utilizamos figuras de linguagem, em uma licença estética. Portanto, uma análise literal desse texto não se aplica na estrutura do cômico", disse.
O humorista ainda criticou a juíza que proferiu a condenação: "Sabe qual foi um dos embasamentos teóricos da juíza que me condenou a mais de 8 anos de cadeia? A Wikipedia. E isso não é uma piada". Ele continuou: "Assim como o Wikipedia, meu show também tem avisos como, ‘show de humor’, ‘apresentação de humor’, ‘obra teatral’, ficção’, mas parece que as pessoas perderam a capacidade de interpretar o óbvio", disse ele.