Em uma inovadora junção entre medicina e tecnologia, pesquisadores da Middle Technical University, no Iraque, e da University of South Austrália desenvolveram uma Inteligência Artificial capaz de avaliar o estado de saúde de uma pessoa apenas analisando fotos da sua língua. A notícia foi publicado no New Atlas.
O projeto envolveu a análise de mais de 5 mil imagens de línguas sob diferentes condições de iluminação. Essas imagens foram usadas para treinar o sistema de IA, que depois foi testado com fotos de pacientes que apresentavam condições de saúde conhecidas, como asma, diabetes e anemia.
De acordo com os pesquisadores, certos padrões foram identificados, como a língua esbranquiçada em pessoas anêmicas e um tom amarelado em pacientes diabéticos. Para validar a eficácia do sistema, os cientistas colocaram a IA em prática, fotografando a língua de dezenas de pacientes a uma distância de cerca de 20 centímetros.
O sistema foi capaz de gerar diagnósticos em tempo real, acertando em 98% dos casos. Os pesquisadores acreditam que, no futuro, esse sistema poderia ser integrado a smartphones ou aplicativos, funcionando como um marcador de saúde, semelhante aos que já medem pressão arterial e batimentos cardíacos.
Continua após a Publicidade
Além disso, há potencial para que a IA auxilie no rastreamento de casos de Covid-19, já que um estudo científico publicado na Ucrânia em 2022 revelou que 99% dos pacientes com casos graves do vírus apresentavam línguas de cor vermelho escura.
Essa inovação pode representar um grande avanço na medicina preventiva, oferecendo uma ferramenta acessível para monitorar a saúde de maneira simples e eficaz.
Vale lembrar que, apesar de sua eficácia, essa inteligência artificial não substitui uma avaliação médica e um profissional da área continua sendo o único capaz de atestar doenças ou não.
Você também pode gostar de ler
Continua após a Publicidade