Chuva preta: Entenda fenômeno que pode atingir cidades brasileiras nos próximos dias

Fenômeno é causado em decorrência da queda nas temperaturas no fim de semana

Na última terça-feira (10/9), moradores do Rio Grande do Sul foram surpreendidos por um fenômeno atmosférico incomum: a "chuva preta" ou "chuva escura". Este evento, caracterizado pela coloração escura das gotas de chuva, tem gerado tanto curiosidade quanto preocupação entre a população local.

O fenômeno, que pode ocorrer também em São Paulo nos próximos dias, é influenciado pela previsão de queda nas temperaturas no fim de semana. A “chuva preta” ocorre quando partículas de fumaça originadas de queimadas se misturam com a umidade do ar, resultando na formação de nuvens carregadas de poluentes.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, da Climatempo, a movimentação da fumaça pelos ventos eleva a concentração de partículas no ar, criando condições propícias para esse tipo de precipitação.

A chuva preta, quando ocorre, proporciona uma ‘limpeza’, aliviando os efeitos da fumaça das queimadas,” afirma Andrea em entrevista ao Metrópoles. Essas partículas de fumaça provêm de incêndios florestais no Brasil e em países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai. 


Imagem chuva

Esse fenômeno é mais frequente durante períodos de intensas queimadas, especialmente em dias secos e com alta concentração de poluentes na atmosfera.
Quando ela ocorre, transporta partículas de fuligem, poeira e outras substâncias tóxicas, conferindo às gotas um tom escuro, que pode variar até o preto.

A chuva preta não se limita a ser um fenômeno visualmente peculiar; ela representa um sério risco para a saúde pública. Esse tipo de precipitação carrega partículas finas e substâncias contaminantes, incluindo carbono e metais pesados, que podem agravar condições respiratórias.

Além disso, também pode causar irritações nos olhos e na pele, e afetar especialmente indivíduos com doenças crônicas, como asma e bronquite. Populações mais vulneráveis aos efeitos dessa chuva contaminada incluem crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições imunológicas comprometidas.

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Saiba quem era o irmão de Diogo Jota, jogador morto em grave acidente na Espanha

Em 03/07/2025 às 15h51 - Atualizado em 03/07/2025 às 20h41