Um levantamento realizado pela IPS Brasil 2024, primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative, formalizou um ranking com as capitais com melhores qualidades de vida no Brasil.
O Social Progress Imperative é responsável por coordenar e divulgar o IPS Global, que analisa os desempenhos de países de todo o mundo, focando em seu progresso social.
Para realizar o cálculo, são usados 57 indicadores, retirados de pesquisas globais conduzidas por instituições renomadas, como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll.
Na lista focada no Brasil, o grupo avaliou pontos como acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior.
Com base nessas questões, Brasília, capital do Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking, se destacando como a capital com maior qualidade de vida. Em sequência, Goiânia, em Goiás, surge em segundo.
Recomendados para você
Fechando o pódio, está a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, demonstrando a força da região centro-oeste. Em 4º lugar está Florianópolis, de Santa Catarina e, em 5º, está Curitiba, capital do Paraná.
Em sua publicação oficial, a pesquisa revelou mais pontos avaliados para realizar o ranking: “O componente Inclusão Social busca garantir que todos os indivíduos tenham acesso equitativo a oportunidades e recursos, independentemente de sua origem, raça, gênero, orientação sexual, condição socioeconômica ou deficiência”.
O penúltimo lugar foi reservado a cidade de Macapá, no Amapá, e Porto Velho, em Espírito Santo, surge como lanterninha, ambas as cidades apresentaram os piores resultados, de acordo com o estudo.