A briga entre o Supremo Tribunal Federal e o X (antigo Twitter) atingiu novos níveis. Na última quarta-feira (28/08), o Primeiro Ministro, Alexandre de Moraes, assinou um mandato onde ordenava que a plataforma indicasse um representante brasileiro, dentro de 24 horas.
A ordem foi uma resposta ao fechamento do escritório brasileiro da rede social, em decorrência a uma briga judicial envolvendo ambos os lados. A intimação afirmava, ainda, que caso um representante não fosse escolhido, a plataforma seria bloqueada temporariamente no Brasil.
Em sua própria conta na rede social, Elon Musk, dono do X, se mostrou contrário à decisão e chegou a publicar imagens onde critica Alexandre Moraes. Horas mais tarde, a conta Global Government Affairs, oficial do Twitter, revelou que o representante não foi escolhido e que, agora, aguarda o bloqueio da plataforma no Brasil.
Com o embate entre ambos os lados, brasileiros começam a se “despedir” do X, enquanto aguardam o possível fim da rede social. Entretanto, o possível fim do Twitter não significa que o contato com outros usuários será encerrado.
Para quem deseja se manter conectado com seus “seguidores” e continuar sabendo o que está acontecendo pelo mundo. Confira, a seguir, 6 opções de redes sociais que podem servir de alternativa para o X:
1. Threads
Recomendados para você
Concorrente direto do X, o Threads surgiu como o “Twitter do Instagram”. A rede social comandada por Mark Zuckerberg possui funcionalidades semelhantes às do seu rival, além de ser conectada diretamente ao app de fotos.
Lançado em 2023, a plataforma foi alvo de bastante atenção em seus primeiros dias e, apesar de o número de usuários ativos da rede social ter caído após o seu lançamento, continua a ativa e está sempre recebendo atualizações.
2. Bluesky
Ao entrar no Bluesky, é possível ver sua semelhança direta com o X, isso porque seu criador é Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do antigo Twitter. Para o público mais jovem, a plataforma está sendo a principal escolha de “imigração”.
A rede social também está sempre recebendo atualizações e, em sua mais recente postagem, informou que irá adicionar a possibilidade de publicar vídeos.
3. Mastodon
O Mastodon também pode ser uma boa escolha. Ele compartilha semelhanças com o antigo Twitter, mas apresenta algumas diferenças técnicas. Os usuários podem criar "toots" (semelhantes aos “tuítes”), incluindo vídeos, fotos, comentários e até mensagens de áudio.
No entanto, assim como o Bluesky, o Mastodon é uma rede social federada, composta por servidores criados por diferentes usuários e organizações.
4. Hive
O Hive é outra alternativa ao X. Disponível exclusivamente para dispositivos móveis (Android e iOS), o aplicativo proporciona uma experiência que combina elementos do X e do Instagram.
Entre os destaques do Hive estão a facilidade de criar uma conta, uma vez que é possível criar uma conta diretamente do Google, feed cronológico (assim como o Twitter antigamente) e perfis personalizáveis.
5. cohost!
O cohost! é uma nova rede social desenvolvida do zero por uma equipe pequena de criadores e que tem como principal objetivo, facilitar o compartilhamento de conteúdos na internet.
Atualmente, com a interface e o design ainda em fase de construção, as funcionalidades da plataforma ainda são limitadas, mas permitem o compartilhamento de textos e imagens. Um ponto que pode ser considerado positivo é a ausência de algoritmos, proporcionando uma experiência mais “orgânica” para os usuários.
6. Telegram
Em atualizações cada vez mais avançadas, o aplicativo tem surpreendido a comunidade com suas funções inovadoras, tornando-se uma alternativa interessante para quem busca algo diferente.
Recentemente, o Telegram incorporou recursos de menções e hashtags nos chats, características típicas do X e do Instagram.