Pesquisadores da NASA recebem sinal de laser a mais de 460 milhões de quilômetros de distância

O marco, que quebrou recordes, mostra que é possível ter transmissões mais rápidas e eficientes mesmo a milhões de quilômetros

Apesar de grandes descobertas no mundo espacial, ainda há muitas atividades a serem desvendadas nesse meio, e por isso cientistas de todo o mundo seguem fazendo pesquisas para tentar entender mais sobre o que acontece em outros planetas. A NASA enviou e recebeu um sinal de laser a uma distância surpreendente de 460 milhões de quilômetros.

Trata-se de um grande acontecimento já que essa sinalização indica que há muito a ser explorado do outro lado do mundo. Esse marco também mostra que é possível ter transmissões mais rápidas e eficientes mesmo a milhões de quilômetros no mundo espacial.

O envio e o recebimento do laser foi feito pela equipe de tecnologia de Comunicações Ópticas no Espaço Profundo (DSOC) da NASA, que estava fazendo um estudo sobre lasers que podem enviar dados com uma velocidade bem maior do que as frequências de rádio normais.

Imagem ilustrativa da NASA, onde a espaçonave Psyche recebe um sinal de laser da Estação Terrestre de Comunicações Ópticas do Espaço Profundo nas instalações de Table Mountain do JPL. Foto: NASA/JPL-Caltech. / Perfil Brasil

Através desse levantamento, foi apontado que a transmissão de dados científicos complexos, imagens e vídeos em alta definição pode alcançar uma velocidade de até 100 vezes mais do que a que é vista hoje em dia.

Depois de ter recebido e enviado o sinal de laser, a NASA estuda  quais serão os próximos passos da pesquisa, mas a instituição entende que é importante saber tudo sobre como a comunicação a laser funciona. 

Nasa - Foto: Pixabay

A NASA pretende fazer com que a comunicação no espaço seja melhorada através do laser e da transmissão de sinais em infravermelho próximo, que é um tipo de radiação infravermelha usada em pesquisas espaciais.

Cabe destacar que o envio e recebimento de sinal de laser é algo inédito e quebrou recordes, além de ter mostrado o potencial para que seja feita uma implementação generalizada dessa tecnologia no futuro.

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Estudo aponta que a grande maioria dos cachorros não gosta de receber abraços dos tutores

Em 09/07/2025 às 16h23 - Atualizado em 09/07/2025 às 16h35

Cientistas criam robô moderno que voa e que pode ajudar em operações complexas de resgate

Em 08/07/2025 às 20h21 - Atualizado em 08/07/2025 às 20h26