Tudo sobre a tradição de Corpus Christi, data considerada feriado em algumas regiões do Brasil
Neste período, muitos brasileiros se unem para fazer tapetes nas ruas com reflexões sobre a fé cristã, possivelmente inspirados em uma tradição dos europeus
O Corpus Christi é celebrado no dia 19 de junho, e por isso, muitos brasileiros estão curtindo o feriadão nesta quinta-feira (19). No entanto, muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado deste feriado. Trata-se de uma solenidade que existe há mais de 700 anos. A festa anual é uma data móvel do calendário litúrgico e acontece sempre na quinta-feira seguinte à semana em que a Igreja conclui o tempo da Páscoa.
Em latim, a expressão Corpus Christi significa "Corpo de Cristo". Neste feriado, é celebrada a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. O evento é um dia para refletir sobre o mistério central da fé cristã: a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo.
Por causa dessa tradição, os brasileiros adotam a confecção de tapetes eucarísticos com materiais e cores diversas, o que é comum de se ver nas ruas das cidades neste período. Em uma entrevista concedida para o g1, o padre Rafhael Maciel explicou que a mobilização dos fiéis brasileiros para construir os tapetes pode ter sido inspirada no hábito dos europeus de enfeitar casas e montar altares no trajeto da procissão de Corpus Christi.
A eucaristia é o motivo central da solenidade. O padre explica que a celebração deste período é uma forma também de reforçar a promessa de Cristo de que os seus seguidores não ficariam sozinhos. Eles fazem uma homenagem para demonstrar um ato de fé.
“Foi o modo que Ele escolheu para permanecer de fato conosco, ao nosso lado, de um modo misterioso, ali nas espécies do pão e do vinho. Mas a gente crê: Ele está ali. Estando no sacrário, a qualquer hora eu posso ir lá e entrar numa igreja, onde está o Santíssimo Sacramento e rezar”, explicou o sacerdote.
Feriado em algumas regiões do Brasil
Cabe destacar também que o dia de Corpus Christi é feriado apenas em algumas regiões do Brasil, já que no Brasil, os municípios têm liberdade de considerar a data como feriado, ou então como um dia normal de atividades. Neste ano, a data foi considerada feriado em mais da metade das capitais brasileiras, mas não se trata de um feriado nacional.
Vale lembrar que boa parte das cidades mantém a folga para permitir a participação dos fiéis no ato religioso. O padre Rafhael explicou ainda que esta tendência não é observada em países onde houve maior separação entre Estado e Igreja. Enquanto isso, há alguns municípios que adotaram a sexta-feira (20) como ponto facultativo.