Homens cresceram duas vezes mais do que as mulheres no último século, aponta nova pesquisa

No estudo, foram analisados dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano e também as condições de vida dos representantes dos dois sexos 

No Brasil, geralmente homens são maiores do que as mulheres na altura e no peso. Essa tendência deve continuar pelas próximas décadas já que os aspectos físicos que representam a figura masculina, estiveram em alta no século. Os dados são de um novo estudo publicado na revista científica Biology Letters, que mostrou que os homens tiveram um aumento considerável na altura e no peso, duas vezes mais do que as mulheres.

Na pesquisa, foram analisados registros de 62 países, para 0,2 ponto a mais no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador socioeconômico. Na ocasião, foi identificado que as mulheres ganhavam em média 1,7 cm de altura e 2,7 kg, enquanto os homens ganhavam 4 cm de altura e 6,5 kg. Com isso, também foi percebido que as melhores condições de vida influenciam nos aspectos físicos dos dois sexos.

Lewis Halsey, um dos responsáveis pela pesquisa e professor da Universidade de Roehampton, falou sobre uma percepção obtida no estudo: "Estamos vendo insights sobre como a seleção sexual moldou o corpo masculino e feminino e como ambientes melhorados, em termos de alimentos e menor carga de doenças, nos libertaram de nossos grilhões", afirmou em uma entrevista concedida ao The Guardian.

Homem e mulher cara a cara - Foto: Pixabay

Durante a análise, também é calculado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nessa etapa, são avaliados três critérios de cada país: renda, educação e saúde. A partir disso, é dada uma nota entre 0 e 1, sendo que o 0 indica nenhum desenvolvimento humano e 1 indica desenvolvimento humano total.

"Indivíduos que vivem em países com baixas pontuações no IDH têm mais probabilidade de sofrer de doenças infecciosas, má nutrição crônica e maior carga geral de doenças do que indivíduos que vivem em países com altas pontuações no IDH", diz um trecho do estudo.

Casal abraçado com tamanhos bem diferentes - Foto: Pixabay

Reino Unido

Outra observação feita no levantamento foi que no Reino Unido, houve um aumento de 0,8 em 1900 para 0,94 em 2022 no IDH. Com isso, os pesquisadores concluíram que na primeira metade do século, a altura média feminina aumentou 1,9%, de 159 cm para 162 cm, enquanto a altura média masculina aumentou 4%, de 170 cm para 177 cm.

"Para colocar isso em perspectiva, cerca de uma em cada quatro mulheres nascidas em 1905 era mais alta do que a média dos homens nascidos em 1905, mas isso caiu para cerca de uma em cada oito mulheres para aquelas nascidas em 1958", explicou Halsey. Na pesquisa, é destacado ainda que a preferência de mulheres é por homens com uma estatura maior: "As mulheres acham homens mais altos e musculosos com uma massa corporal geral relativamente grande (mas não obesos) particularmente atraentes".

Comentários sobre obesidade em homens e mulheres

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Estudo aponta que a grande maioria dos cachorros não gosta de receber abraços dos tutores

Em 09/07/2025 às 16h23 - Atualizado em 09/07/2025 às 16h35

Cientistas criam robô moderno que voa e que pode ajudar em operações complexas de resgate

Em 08/07/2025 às 20h21 - Atualizado em 08/07/2025 às 20h26