Hoje marca o início oficial do inverno no Brasil! Além das temperaturas mais baixas, muita gente nota outra mudança curiosa: os dias parecem mais curtos. Mas afinal, por que isso acontece? A resposta está no céu, mais precisamente no solstício de inverno.
O que é o solstício de inverno?
O solstício de inverno é um fenômeno astronômico que ocorre quando um dos hemisférios da Terra está mais inclinado em relação ao Sol. No hemisfério sul, isso acontece entre os dias 20 e 21 de junho. Nessa data, o Sol atinge sua menor altura no céu ao meio-dia, e temos o dia mais curto do ano em duração de luz solar.
Essa diferença ocorre por causa da inclinação do eixo da Terra, que gira em torno do Sol ao longo do ano. Durante o inverno, a região onde está o Brasil recebe menos luz solar direta, fazendo com que o Sol nasça mais tarde e se ponha mais cedo.
Recomendados para você
Como isso afeta nosso dia a dia?
Com menos horas de luz natural, muitas atividades precisam ser adaptadas. O clima também influencia no humor, na rotina e até na produção de vitamina D, que depende da exposição solar. É comum sentir mais sono e preferir programas em ambientes fechados e quentinhos.
Curiosidade: o dia começa a crescer
A partir do solstício, os dias começam a ficar lentamente mais longos. Isso é chamado de incremento da luz do dia, que segue aumentando até o próximo solstício, em dezembro, quando começa o verão.
Agora que você sabe por que os dias ficam mais curtos no inverno, aproveite o início da estação para curtir tudo que ela tem de melhor: o clima ameno, as comidas quentes, e momentos aconchegantes. E fique de olho no céu – a natureza sempre tem muito a ensinar!