Asteroide do tamanho de um prédio de quatro andares passa bem perto do planeta Terra
A rocha espacial foi identificado em uma velocidade de 41.650 km/h e chegou a cerca de 30% da distância entre a Terra e a Lua
Um asteroide, do tamanho de um prédio, passou bem perto do planeta Terra nessa quarta-feira (21). Segundo dados do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, a rocha espacial – que foi identifica no início da semana - possui aproximadamente 16 metros de diâmetro, quantidade equivalente a um prédio de quatro andares.
Ainda segundo os dados do JPL, o asteroide chegou a cerca de 30% da distância entre a Terra e a Lua. Nomeado como 2025 KF, a rocha foi descoberta por astrônomos do projeto Minor Planet Center, que atua no deserto do Atacama, no Chile.
No entanto, o asteroide não representava nenhum risco para a população já que o risco de colisão foi descartado. Ele cruzou o espaço a 115 mil quilômetros do polo sul terrestre, a uma velocidade de 41.650 km/h.
É importante ressaltar que o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra afirma que não há previsão de asteroides conhecidos que ofereçam risco de impacto nos próximos 100 anos, com os demais planetas do Sistema Solar.
Desde o início das observações, a NASA catalogou quase 40 mil asteroides próximos da Terra, sendo que este período começou em 1998. Cerca de 4.700 são considerados potencialmente perigosos, mas não devem causar nenhum problema para a Terra.
O que é asteroide?
Asteroides são corpos celestes rochosos que realizam órbita em torno do Sol, sendo que eles se formam a partir de materiais que remontam ao princípio do Sistema Solar. Eles ficam localizados, em sua maioria, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Essas rochas espaciais apresentam formato irregular e tamanho inferior ao de um planeta-anão, sendo que geralmente são compostos por silicatos, níquel e ferro. Existem asteroides grandes pequenos, sendo que alguns apresentam pequenas dimensões, menores do que os planetas-anões.