Novo estudo mostra que uso de fio dental pode reduzir riscos de AVC e problemas cardíacos

O uso de fio dental pode amenizar os problemas causados pelas inflamações na boca e também contribui no combate das bactérias

Muitas pessoas cuidam do corpo, mas esquecem da saúde bucal,  sendo que a boca também precisa de uma atenção especial das pessoas. Alguns não têm o hábito de escovar os dentes, enquanto outros fazem essa atividade por várias vezes durante o dia. Fazer a escovação pelo menos três vezes diariamente é uma forma correta de cuidar da saúde bucal, mas há outros cuidados que precisam ser adotados.

De acordo com um novo estudo, o uso do fio dental, pelo menos uma vez por semana, pode reduzir expressivamente o risco de AVC e problemas cardíacos, como fibrilação atrial, que é uma arritmia comum em pessoas mais velhas.

Recomendados para você


O levantamento foi publicado  neste ano na conferência Internacional do AVC (International Stroke Conference) da American Stroke Association, que aconteceu em Los Angeles. A pesquisa acompanhou a saúde de mais de 15 mil pessoas desde 1987 e colheu informações sobre os hábitos de cada um. 

Imagem MULHER-DENTAL
Mulher passando fio dental - Foto: Depósito de Fotos

De acordo com o estudo, os dados mostraram que quem mantinha o hábito de usar fio dental com frequência teve 22% menos risco de ter AVC isquêmico, 44% menos risco de AVC hemorrágico (causado por coágulos que vêm do coração) e 12% menos risco de fibrilação atrial.

Muitas pessoas não fazem ideia de como o fio dental pode ser tão importante para a saúde, mas a verdade é que a boca é cheia de bactérias, e quando a higiene não é feita de forma adequada, elas podem provocar inflamações.

Imagem HOMEM-FIO
Homem passando fio dental - Foto: Depósito de Fotos

A dentista Giovanna Zanini explicou como agem as bactérias na região bucal: “Isso acontece porque as bactérias e os mediadores inflamatórios entram na corrente sanguínea e acabam influenciando a saúde dos vasos e do coração. Já está bem estabelecido que doenças periodontais aumentam o risco de problemas como AVC e arritmias, então cuidar da saúde bucal é também uma medida de prevenção para o corpo inteiro”, comentou. A dentista Ilana Marques informou que o cenário é mais preocupante para as pessoas com inflamações como gengivite ou periodontite, já que elas apresentam maior liberação de substâncias inflamatórias na corrente sanguínea. Ela falou como o fio dental ajuda a resolver esse tipo de problema: 
“O fio dental, quando usado regularmente, ajuda a romper esse ciclo silencioso de inflamação que começa na boca, mas pode terminar em problemas como infarto ou AVC”, diz.

Dados sobre AVC

Vale destacar que no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade, com mais de 100 mil mortes anuais, segundo o Ministério da Saúde. Em 2024, o AVC foi a principal causa de morte no país, superando o infarto e a COVID-19 em alguns períodos, o que reforça a importância dos cuidados.

Alerta importante: 

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais