Após quase 80 anos, astrônomos aguardam nova explosão de estrela no espaço

O fenômeno foi registrado pela última vez em 1946 e está sendo monitorado pelos profissionais da área, que já apontam como sendo um evento único para a astrologia

Um evento bem atípico deve acontecer em breve no mundo espacial e chama a atenção de astrônomos do mundo inteiro. Trata-se da explosão de uma estrela morta que criará uma “nova estrela” no céu noturno. 

A estrela em questão é a T Coronae Borealis (T Cor Bor), uma anã branca que fica localizada na constelação de Corona Borealis, a cerca de 3.000 anos-luz da Terra, que está prestes a brilhar intensamente, podendo temporariamente rivalizar com a estrela Polar. 

Apesar de ser um fenômeno bem raro, esse tipo de explosão não é inédito já que acontece aproximadamente a cada 80 anos. Esse acontecimento será visível a olho nu por alguns dias para os seres humanos. 

Imagem Explosao-estrela
Foto ilustrativa de uma estrela no espaço - Foto: Pixabay

Recomendados para você


Para se ter uma noção, a última vez que T Cor Bor entrou em colapso foi em 1946. Desde então, a estrela está prestes a entrar em nova erupção, o que despertou curiosidade no mundo espacial. 

Astrônomos perceberam que o brilho diminuiu ligeiramente, o que faz eles pensarem que a explosão está perto de acontecer, já que quanto menos brilhosa a estrela for, mais chances de explodir ela apresenta.

 Em uma entrevista para o Space.com, Edward Sion - professor de astronomia e astrofísica da Universidade Villanova - afirmou que trata-se de apenas uma questão de tempo para que o fenômeno aconteça: "Sabemos que vai acontecer — isso é bastante evidente".

É importante afirmar que desta vez, a explosão deve ter registros mais eficientes já que a tecnologia é bem diferente à que se tinha disponível no ano de 1946. Desta vez, há vários tipos de telescópios que são capazes de oferecer uma visão mais ampliada com relação aos acontecimentos espaciais, entre outros equipamentos modernos.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais