Algumas pessoas consideram que o sexo feminino é o frágil, mas há teorias que comprovam algo bem diferente quando o assunto é a resistência contra dores. Pesquisadores que atuam na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fizeram um estudo que aponta que as mulheres aguentam sentir mais dores do que os homens.
Na pesquisa, foi descoberto que o estrogênio e a progesterona, dois hormônios femininos, são capazes de suprimir a dor, o que faz com que as pessoas do sexo feminino aguentem mais dores do que as do gênero masculino.
Recomendados para você
No estudo publicado na revista científica Science, foi observado também que os hormônicos femininos são importantes para produzirem opioides naturais, o que contribui a bloquear sinais de dores entre o corpo e o cérebro.
O levantamento norte-americano também abordou um novo e importante papel para células imunológicas das mulheres, que são um tipo de glóbulo branco responsável por regular o sistema imunológico. Elas ajudam na redução de inflamações.
Os pesquisadores apontaram também que o estudo pode ajudar a justificar o motivo de alguns analgésicos terem mais efeitos positivos em mulheres do que em homens. Outro fator observado é que as mulheres na pós-menopausa tendem a sentir mais dor já que neste período, geralmente os níveis de hormônios femininos caem.
Explicação de um dos pesquisadores
"O que estamos mostrando agora é que o sistema imunológico, na verdade, usa as meninges para se comunicar com neurônios distantes que detectam sensações na pele" disse Sakeen Kashem, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
Além dos hormônios citados anteriormente, também é importante destacar que as Células T-regs também possuem um trabalho importante para diminuir a dor das mulheres. Elas são componentes da tolerância imunológica.