Muitas pessoas usam o sal de cozinha nas refeições do dia a dia, mas algumas usam em excesso. Embora seja essencial para dar um bom sabor na comida, o produto pode causar inúmeros problemas para a saúde, tanto para a saúde física, quanto para a mental, de acordo com um estudo feito pela Universidade Médica de Xinjiang, na China.
A pesquisa apontou que pessoas acostumadas a consumir o sal todos os dias, tinham uma chance bem maior de desenvolver problemas como depressão e ansiedade. Essa taxa chega a até 40% a mais do que uma pessoa que não tem esse hábito.
Recomendados para você
O levantamento mostrou ainda que as pessoas que botam sal nas refeições, ocasionalmente, possuem chances de desenvolver qualquer uma das duas condições, de 5% para depressão, e de 8%, para ansiedade.
O estudo mostrou que o sal de cozinha interfere na produção de serotonina e dopamina, que são chamados de "hormônios do humor". Também existem associações entre o alimento e o envelhecimento biológico, causando influência na saúde mental.
A pesquisa, que foi publicada na revista científica Journal of Affective Disorders, acompanhou a rotina de mais de 400 mil participantes por um período de 12 anos e identificou o registro de 18.678 casos incidentes de depressão e 22.017 casos incidentes de ansiedade, respectivamente.
Segundo os pesquisadores, esse foi o primeiro levantamento que acompanhou os problemas causados pelo sal em um nível de grande relevância: "Primeiro [estudo] a relatar efeitos aditivos positivos significativos no risco de depressão e ansiedade decorrentes da adição de sal aos alimentos".
Outra pesquisa
Outro estudo, que foi desenvolvido pelo Centro de Saúde Pública da MedUni Viena, na Áustria, trouxe à tona que pessoas que adicionam sal de forma frequente na comida, têm 40% mais risco de desenvolver câncer de estômago em comparação a quem não usa o objeto.