Não é novidade para ninguém falar que um cachorro ou um gato leva mais ânimo para os membros de uma família. Os animais de estimação são bem importantes em vários aspectos nas vidas dos seres humanos. O cenário no Brasil não é diferente. Uma pesquisa feita pela Petplan indicou que os brasileiros estão entre os tutores mais felizes do mundo.
O estudo foi realizado com auxílio de uma ferramenta que trabalha utilizando uma inteligência artificial de reconhecimento facial, que digitaliza fotos de redes sociais como Instagram e Facebook. Através desse recurso, foi possível detectar os níveis de emoção das pessoas presentes em cada uma delas.
Recomendados para você
Os pesquisadores afirmaram que a ferramenta apontou uma pontuação que classifica em um nível de 0 a 100 cada emoção detectável nas imagens. Desta forma, foi possível calcular felicidade, medo e nojo.
Ao todo, foram analisadas aproximadamente nove mil imagens de tutores com pets ao redor do mundo e comparadas com a porcentagem média de felicidade das pessoas, que é de 36,8%. Os pesquisadores identificaram que nos donos de animais de estimação, o valor médio aumentou para 59,3%, sendo que o sentimento positivo aumenta principalmente quando o pet estar por perto.
No estudo, o Brasil foi colocado no segundo lugar no ranking de tutores mais felizes, ficando atrás apenas da Nova Zelândia. A pesquisa mostra ainda que quando são analisados dados apenas da perspectiva das pessoas que adotaram cachorros como companheiros, o Brasil aparece como líder do ranking.
Thiago Teixeira, diretor geral do centro veterinário Nouvet, falou sobre como os animais de estimação podem levar mais alegria para os lares: "Cada vez mais os estudos em torno da relação entre animais de estimação e humanos reafirmam que o convívio com pets ajuda não apenas no âmbito individual, mas na sociedade como um todo, proporcionando o desenvolvimento de vínculos e contatos sociais", avaliou.
Preferência por cães e gatos
Os cães são os animais preferidos da maioria da população brasileira, enquanto os gatos aparecem na segunda posição. Dados do IBGE apontaram que em 2019, cerca de 46,1% dos lares com animais de estimação tinham cães, enquanto 19,3% tinham gatos.