Muitas pessoas acreditam que para emagrecer, elas precisam fazer atividades físicas intensas, mas nem sempre é assim. Para quem busca o emagrecimento saudável, há exercícios simples que podem ser adotados, como o hábito de caminhar em ritmo acelerado. Assim como a corrida, essa prática promove a queima de calorias e acelera o metabolismo.
A informação foi revelada em um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, que demonstrou que o ato de caminhar nessa velocidade ativa fibras musculares rápidas, o que aumenta o gasto energético em comparação com caminhar em ritmo mais lento.
Recomendados para você
Não há dúvidas que correr cause uma queima de calorias maior, mas a pesquisa destaca que caminhar rapidamente pode queimar quase a mesma quantidade de calorias, mas sem o impacto que a corrida provoca nas articulações.
Velocidade e percurso
Os pesquisadores identificaram qual é o tempo ideal para completar um quilômetro a pé com o objetivo de provocar mudanças significativas na composição corporal. Eles pontuaram que caminhar um quilômetro em nove minutos e 14 segundos (aproximadamente a uma velocidade de 6,5 quilômetros por hora) é o ritmo ideal para alcançar uma queima de gordura eficiente.
A Universidade de Ritsumeikan, no Japão, orientou que o ato de caminhar a uma velocidade entre 6,5 e 7 km/h (o que equivale a oito a nove minutos por quilômetro) permite que o corpo entre em uma zona metabólica ideal para a queima de calorias.
Vale lembrar que essa descoberta coincide com as recomendações do American College of Sports Medicine, que sugere que as pessoas façam pelo menos 30 minutos diários para gerar benefícios na composição corporal.
Orientação para sedentários
Para quem está com o corpo inativo fisicamente e que está retomando as atividades físicas por agora, os especialistas recomendam que o ideal é começar devagar com sessões de 20 a 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana.