No dia a dia, é muito normal ver pessoas usando fones de ouvido nas ruas, em escritórios, ambientes de trabalhos, parques, shoppings e outros lugares. Inicialmente, não há problemas em usar esse aparelho de forma moderada, mas alguns indivíduos podem desenvolver fatores negativos a partir do uso do fone, de maneira equivocada.
Apesar de ouvir música ser algo saudável, o fone de ouvido pode atrapalhar na socialização entre os seres humanos, segundo especialistas. O professor musicista Shuhei Hosokawa contou que o uso desse objeto em excesso pode atrapalhar o desenvolvimento de conversas e também de amizades.
Recomendados para você
“Podemos encontrar música em todos os lugares em coisas não musicais como as vozes das pessoas ao nosso redor”, explicou. O especialista também contou que as interações sociais são mais difíceis de acontecer através do uso desse dispositivo.
Em vida, o pensador Lev Vygostsky afirmou que o problema não é usar o aparelho, mas sim deixar que ele iniba a interação social, “cancelando os ruídos”. Ele firma que “nós nos transformamos em nós mesmos através dos outros”.
Acidentes com fones de ouvidos
Uma pesquisa recentemente publicada na revista Injury Prevention alertou que muitos casos de acidentes de trânsito vinham sendo registrados com pedestres que estavam usando fone de ouvido, o que sugere uma desatenção maior quando há uso desse aparelho.
“A quantidade de acidentes graves com pedestres que andam com fones de ouvido triplicou em seis anos. Em três quartos dos casos, testemunhas relataram que a vítima usava fones de ouvido no momento do acidente”, apontou a pesquisa.
O estudo também mostrou que em alguns casos, os motoristas buzinaram para os pedestres, antes dos impactos: “Em 29% dos casos, fizeram menção de buzinas ou sirenes de alarmes acionadas antes do pedestre ser atingido”, destacou.