Cadastrar

Estudo aponta que a grande maioria dos cachorros não gosta de receber abraços dos tutores

A pesquisa foi feita baseada em mais de 200 fotos, além de vídeos que mostravam animais recebendo abraços de seres humanos

Cachorros são grandes amigos dos seres humanos e gostam de receber carinho, mas nem todo tipo de ação carinhosa agrada muito os animais. Por exemplo, a grande maioria dos cães não gosta de receber abraços, segundo um levantamento feito pelo especialista em comportamento animal, o norte-americano Dr. Stanley Coren.

De acordo com o estudo, 82% dos cachorros não gostam de serem abraçados. A análise do pesquisador foi baseada em mais de 250 fotos retiradas da internet, em que cães de diferentes raças aparecem sendo abraçados por seus donos. 

Recomendados para você


Segundo o especialista, os animais apresentavam sinais claros de desconforto na maioria das imagens analisadas. Esses indicativos são ações básicas como orelhas para trás, olhos semicerrados, lambedura de lábios e expressão tensa. 

Imagem abraco-cao
Cachorro com sua tutora - Foto: Pixabay

Stanley Coren aponta que embora o abraço seja um gesto de carinho para os humanos, muitos cães interpretam isso como uma forma de contenção, podendo causar não só incômodo de forma geral, mas também sensação de medo.

Na pesquisa, também foram analisados vídeos de cães sendo abraçados, e os resultados foram semelhantes. Foi observado que em muitas ocasiões, os animais desviavam o olhar, fechavam parcialmente os olhos, lambiam o focinho ou ofegavam. Esses sinais estão relacionados com o estresse.

Imagem pet-tutora
Cachorro com sua tutora - Foto: Pixabay

Cabe destacar também que em mais da metade dos vídeos, os cachorros tentaram se afastar, sendo que alguns ainda chegaram a ter reações mais agressivas, a ponto de mostrarem os dentes como se fossem simular uma possível mordida.

Orientação

Para não causar estresse e uma situação indesejada, especialistas afirmam que o ideal é demonstrar outras formas de carinho ao invés de tentar abraçar os cachorros. Outras atividades como afagos no peito, nas laterais ou atrás das orelhas costumam ser melhor aceitas. 

Brincadeira com cachorro na rua

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais