Brasileiros precisam esperar até 2087 para vivenciar novo feriadão da Páscoa e Tiradentes
O feriadão de 2025 permitiu que algumas pessoas conseguissem folgas por quatro dias consecutivos, sendo que alguns ainda tiveram direito a uma folga ainda maior
O feriado prolongado chegou ao fim para algumas pessoas e agora os brasileiros terão que esperar até 2087 para conseguirem ter um grande período de folga por tanto tempo como foi durante a combinação dos feriados da Páscoa e de Tiradentes, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril de 2025, com direitos a folgas na sexta-feira (18) e segunda-feira (21), além do sábado (19) e domingo (20).
Durante este período, trabalhadores e estudantes tiveram um raro período prolongado de descanso. Cabe destacar que em alguns estados, como é o exemplo do Rio de Janeiro, há feriado também para esta quarta-feira (23), dia de São Jorge.
No Rio, o feriado de São Jorge é estadual, mas em outros estados, há cidades que também consideram que o dia 23 de abril seja um feriado municipal, dependendo da legislação local de cada município. Com isso, há possibilidade de descansar ainda mais para algumas categorias.
Combinação de feriados apenas em 2087
A combinação dos feriados da Páscoa e de Tiradentes em 2025 aconteceu por causa de uma coincidência no calendário. A nova folga acontecerá apenas em 2087 porque a Páscoa — que tem data móvel — precisa coincidir com o dia 20 de abril.
Segundo um levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), essa coincidência só aconteceu duas vezes nas últimas décadas: em 2003 e em 2014, sendo que esse cenário só será visto novamente em algumas décadas.
Cálculo Eclesiástico
Há um sistema matemático que explica a razão da folga prolongada. O motivo é um efeito do Cálculo Eclesiástico, que estabelece que a Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou primavera, no norte).
Cabe destacar que a data da Páscoa está diretamente ligada com outros eventos importantes do calendário religioso e civil, como o dia exato em que acontecerá o Carnaval e também o Corpus Christi. Anualmente, o Carnaval acontece 47 dias antes e o Corpus Christi, 60 dias depois.