A atriz Bianca Rinaldi, conhecida por sua trajetória como Paquita e também pelos papéis marcantes que protagonizou em novelas, abriu o coração em uma recente entrevista à Contigo. Ao relembrar o início da carreira, a eterna bailarina do Xou da Xuxa (TV Globo) comentou sobre um episódio de assédio que enfrentou na adolescência.
Bianca conta que o momento ocorreu durante os bastidores do prêmio Emmy, e que ela só se deu conta de que era uma situação grave quando viu a própria Xuxa conversar sério com os homens. “Eu não tinha entendido. Fui uma menina que cresceu ouvindo os trabalhadores de obras com suas falas que geram repúdio na gente. Era muito ruim, toda vez que eu passava por uma obra, só queria ficar invisível”, disse.
Recomendados para você
Apesar de, na época, não ter tido noção do que estava vivenciando, a atriz reconhece hoje o quanto essa situação foi marcante. Como mãe de gêmeas adolescentes, ela conta ter um olhar bem ainda mais atento e preocupado.
“Hoje, o assédio não acontece apenas ao vivo, ele invade as redes sociais, um assédio sedutor, sorrateiro e muito perigoso, capaz de destruir vidas. Mas as minhas filhas são mais espertas do que eu fui, mais informadas, mais donas de si. E, ainda assim, é muito perigoso”.
Ao falar sobre sua experiência pessoal, a ex-Paquita também reflete sobre o papel das mídias sociais e o ambiente digital na perpetuação do assédio. "Se fosse hoje, com a era digital, acho que eu teria tido problemas emocionais maiores. É preciso muito amor-próprio e saber usar essas ferramentas de forma consciente", pontuou.
Bianca Rinaldi, que atualmente está com 50 anos, ficou conhecida pela trajetória como Paquita – nome dado para as assistentes de palco de Xuxa Meneghel durante os anos de 1980 a 2000. Ela também protagonizou diversos papéis na televisão brasileira, como Cara & Coroa, Explode Coração, Malhação, Chiquititas e Os Mutantes.