Cadastrar

Médico faz alerta sobre lesões de Neymar Jr e diz: "Nunca volta a ser exatamente o mesmo"

Após sofrer uma série de lesões, o jogador Neymar está afastado dos gramados. Especialista fala sobre recuperação e retorno do jogador aos campos.

O jogador de futebol Neymar Jr. enfrenta um período desafiador em sua carreira devido a uma série de lesões. A mais recente foi uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) com lesão de menisco no joelho esquerdo. Segundo o médico ortopedista e especialista em medicina esportiva Dr. Rodrigo Martínez, o histórico de lesões do atleta pode tornar seu retorno aos campos mais complexo do que se imagina.

Sequência de lesões e impacto biomecânico

O Dr. Martínez explicou que a reconstrução do ligamento do joelho deixa sequelas e que a recorrência de lesões altera a forma de jogo dos atletas. "A estrutura biomecânica do joelho é alterada para sempre. Mesmo com sucesso cirúrgico, o joelho nunca volta a ser exatamente o mesmo", afirmou o especialista.

Ele detalhou que a recuperação exige o restabelecimento da força, controle neuromuscular, reeducação do gesto esportivo e readaptação do sistema motor a um novo padrão. "Neymar tem um nível de refinamento motor fora do comum. Cada drible, cada aceleração e mudança de direção exige precisão absoluta. Quando o joelho deixa de entregar esse feedback fino, o corpo sai do modo automático e passa a compensar. Isso gera sobrecarga muscular e aumenta o risco de novas lesões", explicou o médico.

Recomendados para você


Imagem neymar-santos
Neymar no banco do Santos | Reprodução: Internet

Desafios da recuperação

O Dr. Martínez ressaltou que o histórico de lesões de Neymar Jr. torna a recuperação mais complexa devido às limitações corporais e às compensações desenvolvidas ao longo do tempo para manter a mecânica do movimento. "O maior fator de risco para uma lesão é já ter tido uma. E Neymar carrega um prontuário considerável", declarou, complementando: "Voltar a jogar é uma coisa. Voltar a ser Neymar é outra. E, biologicamente, isso se torna mais difícil com o tempo".

A lesão mais recente de Neymar Jr. foi divulgada pelo Santos em 18 de abril de 2025. Na ocasião, o clube informou a detecção de uma lesão no músculo semimembranoso, localizado na região posterior da coxa, diferente da lesão anterior.

"O camisa 10 do Peixe já iniciou tratamento no CT Rei Pelé. Em paralelo, o atleta vai seguir o trabalho de fortalecimento muscular, sempre tentando chegar em índices musculares melhores a fim de evitar novas ocorrências. Ele será reavaliado periodicamente para acompanhamento e novas definições do tratamento. Foi decidido juntamente com estafe e o próprio atleta que este trabalho de recuperação continuará e, se necessário, novas abordagens serão realizadas a fim de alcançar os valores ideais para a volta aos gramados", informou o Santos em comunicado.


Neymar não foi convocado para a Seleção Brasileira, veja: 

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais