Os tubarões são animais bem temidos pelos seres humanos, mas despertam bastante curiosidade das pessoas. Por isso, eles são muito vistos em filmes e séries, além de serem alvos de pesquisas constantemente. No entanto, poucas pessoas sabem que os tubarões são bem antigos e que existem antes mesmo do surgimento dos dinossauros. Os dinossauros surgiram na Terra há cerca de 230 milhões de anos, enquanto se especula que os tubarões estejam vivos há mais de 400 milhões de anos.
Ao todo, existem mais de 500 espécies de tubarão espalhadas por todo o mundo. Entre as espécies conhecidas, está o tubarão-lanterna-anão, que é menor que uma mão humana, e o tubarão-baleia, que é o maior do mundo, podendo crescer tanto quanto um ônibus escolar.
Recomendados para você
Os tubarões existem há centenas de milhões de ano, mas correm um sério risco de terem a quantidade atual bem reduzida. Por causa da sobrepesca, as populações de tubarões e raias caíram 71,1% entre 1970 e 2018, de acordo com um estudo de 2021 publicado na revista Nature.
Os primeiros registros de tubarões foram feitos desde antes da Pangea se separar, segundo Catherine Macdonald, diretora da Field School e professora da Rosenstiel School of Marine, Atmospheric and Earth Science da Universidade de Miami. Pangea era um único continente há cerca de 250 milhões de anos.
Esses animais possuem uma grande história. Eles sobreviveram a cinco extinções em massa, sendo que uma delas eliminou cerca de 96% de toda a vida marinha. Os tubarões-tigre, um dos principais predadores da Austrália, podem ajudar os ecossistemas a responder a eventos climáticos extremos.
Expectativa de vida
Cabe destacar que dentro de uma situação normal, um tubarão pode viver até mesmo entre 20 e 30 anos, mas há espécies que vivem mais décadas. O cação espinhoso, Squalus acanthias, tem o maior tempo útil de vida conhecido, podendo chegar até mais de 100 anos. Os Tubarões-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
É importante destacar ainda que o tubarão da Groenlândia é o vertebrado conhecido que vive mais tempo na Terra, de acordo com um estudo de 2016 publicado na revista Science. Em condições normais, pesquisadores apontam que eles vivem em média pelo menos 272 anos.