Cadastrar

Médica faz alerta sobre endometriose, doença que afeta Anitta, Larissa Manoela e Wanessa Camargo: "Não existe cura"

Janifer Trizi revelou que algumas mulheres podem ter dificuldades para diagnosticar a doença, que age de forma silenciosa

A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres em todo o mundo. Algumas famosas brasileiras já falaram abertamente sobre o assunto, como são os casos de Larissa Manoela, Anitta e Wanessa Camargo, entre outras. A médica Janifer Trizi concedeu uma entrevista para a Caras e explicou como essa doença causa problemas para as pacientes.

Especialistas afirmam que a doença afeta entre 5% e 15% das mulheres em idade fértil, sendo que trata-se de uma condição ginecológica em que o tecido que reveste internamente o útero (endométrio) se desenvolve fora da cavidade uterina, causando inflamação e dor.

Recomendados para você


"É uma condição inflamatória e crônica, em que o tecido endometrial — camada que reveste o útero internamente — cresce fora do útero, geralmente nos ovários, trompas, intestino, bexiga e até em outras regiões fora da pelve, como pulmão e diafragma", explicou Janifer Trizi.

Imagem Lari-diagnostico
Larissa Manoela - Foto: Instagram

Sintomas e tratamento

A dermatologista também contou que os sintomas variam de cólica menstrual intensa a dor durante as relações sexuais. Ela também explicou que as dores podem acontecer durante os períodos de menstruação.

"Dor pélvica crônica, alterações intestinais e urinárias durante a menstruação, infertilidade, fadiga, náuseas e distensão abdominal. E há ainda mulheres que não sentem nada, o que dificulta o diagnóstico", comentou a especialista.

Imagem Nessa-anit
Wanessa Camargo e Anitta - Fotos: Instagram

Janifer Trizi também revelou que a doença não tem um tratamento que resolva o problema de forma definitiva, mas afirmou que existem paliativos que auxiliam de forma expressiva: "Não existe cura definitiva, mas há tratamentos eficazes".

Declaração de Larissa Manoela

Larissa Manoela explicou publicamente como recebeu o diagnóstico: "Através de um ultrassom detalhado, eu descobri que, além de endometriose, tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e, confesso, dá uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento para ambas as doenças!".

Internauta se queixando de endometriose

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais