A investigação por suposto crime de falsidade ideológica contra o ex-BBB Matteus Amaral ganhou novos desdobramentos que podem envolver a mãe do vice-campeão da atração global. Luciene Amaral pode responder a um processo na justiça por denúncia de fraude das cotas raciais.
O que aconteceu com Matteus Amaral?
O ex-noivo de Isabelle Nogueira é investigado por tentar cursar engenharia agrícola do IFFAR (Instituto Federal Farroupilha) por meio das cotas raciais em 2014, no qual se autodeclarava como preto.
Após sua fama no BBB 24, a suposta farsa veio à tona e foi denunciada no Ministério Público, tornando-se o alvo de uma grande investigação.
Desde então, pouco se agilizou o processo e a justiça tem o prazo de um ano para comprovar que Matteus realmente tentou burlar o sistema de cotas raciais. Isto porque o suposto crime vai prescrever em 2026, quando o caso completará 12 anos.
Recomendados para você
Mãe de Matteus vira alvo judicial
De acordo com o Portal Leo Dias, no tempo de um ano, o processo ficou com a Promotoria da cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, mas voltou a ficar sob responsabilidade do Ministério Público Federal após novo capítulo.
Quando a suposta fraude aconteceu, Matteus Amaral era menor de idade, quando ingressou no ensino superior, e sua mãe foi sua responsável para assinar a declaração de que o filho fazia parte das cotas raciais, para poder integrar na faculdade.
Luciene Amaral ficou como responsável pelo suposto crime e o caso retornou para o MPF. Vale destacar que, em 2014, o IFFAR não tinha um sistema de heteroidentificação que analisava a veracidade das autodeclarações raciais para as cotas.