Fernanda Keulla voltou a falar sobre o diagnóstico da síndrome de Sjögren, doença autoimune crônica que causa secura nos olhos e na boca. Em entrevista à Quem, a ex-BBB revelou como o distúrbio afetou sua qualidade de vida.
"Na minha adolescência, já sofria com baixa imunidade, que me fazia ter recorrentes infecções de garganta e algumas infecções virais. Lidei com esses sintomas durante muitos anos até descobrir realmente o meu diagnóstico", declarou.
Recomendados para você
A apresentadora disse que a doença impactou diretamente sua rotina profissional. "As minhas recorrentes infecções me deixaram hospitalizada diversas vezes, principalmente nos três últimos anos. Durante esses períodos, deixei de cumprir toda minha agenda profissional, tive complicações pelo uso recorrente de antibióticos, o que me afastou de absolutamente todas as minhas atividades cotidianas", desabafou.
Fernanda Keulla fala sobre tratamento da síndrome de Sjögren
Fernanda também explicou que foi libertador receber o diagnóstico correto. "Impactou principalmente minha saúde mental, já que, por vezes, me submeti a remédios e terapias sem sucesso. Ao mesmo tempo, me fez ser mais grata a Deus e ter mais fé, pois me permitiu tratar a doença de forma correta, alcançar minha saúde e poder testemunhar isso para as pessoas", disparou.
"A importância de finalmente saber o que eu tenho está na melhora imediata da minha qualidade de vida. Todos os meus tratamentos visam desinflamar o organismo. Hoje, já não sinto mais dores nas articulações e na fadiga extrema que eu sentia", acrescentou.
Complicações em uma possível gravidez
Fernanda Keulla, que congelou os óvulos com o objetivo de engravidar no futuro, contou que pode ter complicações durante a gestação. "Segundo informações dos meus médicos, existem riscos aumentados de algumas complicações durante a gravidez", destacou.
Apesar das possíveis dificuldades, ela deixou claro que mantém o sonho da maternidade. "Portanto, vou precisar ter acompanhamento médico especializado para mim e para o bebê, caso venha a ter, mas de maneira nenhuma torna minha gravidez impossível", finalizou.