Marcada para acontecer no dia 2 de março, a premiação do Oscar 2025 já tem gerado discussões nas redes sociais após declarações polêmicas da atriz Karla Sofía, do filme Emília Pérez, que é concorrente de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz. Até então, a brasileira havia se mantido em silêncio sobre a polêmica, mas decidiu se manifestar nesta semana.
“Fiquei em choque com o que aconteceu. É triste, realmente chocante. Mas sou totalmente contra a cultura do ódio na internet. Fui alvo disso e sempre lutei contra essa realidade”, disse Fernanda em entrevista à Vogue americana.
Recomendados para você
“O Brasil tem uma presença muito forte na internet. Nos últimos 10 anos, os artistas aqui precisaram aprender a lidar com esse ambiente selvagem. Foram alvo de notícias falsas e agressões”, continuou a atriz.
Polêmica envolvendo Karla Sofía no Oscar
Entre as polêmicas que envolvem o nome da estrela do filme Emília Pérez, estão o resgate de posts feitos por Karla entre 2021 e 2022 no X (antigo Twitter), onde ela criticou a presença de pessoas muçulmanas na Europa, a mobilização da comunidade negra nos EUA após o caso de George Floyd (homem negro assassinado por policiais nos EUA de forma controversa) e a diversidade cultural na cerimônia do Oscar.
Após os posts virem à tona, a atriz desativou sua conta no X e se desculpou: “Como integrante de uma comunidade marginalizada, eu conheço esse sofrimento bem demais e me arrependo profundamente de ter causado dor. Por toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Eu acredito que a luz sempre prevalecerá contra a escuridão.”
Sobre a possibilidade de renunciar à indicação ao Oscar, Karla descartou: “Eu não posso renunciar a uma indicação ao Oscar porque não cometi nenhum crime nem prejudiquei ninguém. Não sou racista nem qualquer coisa que todas essas pessoas tentaram fazer com que os outros acreditassem que eu sou.”
Com a repercussão negativa do assunto, a Netflix, que distribui Emília Pérez nos EUA e é responsável pela campanha ao Oscar, removeu Gascón dos materiais do filme e não pretende levar a estrela para premiações. A atriz também se envolveu em uma polêmica ao citar a própria Fernanda Torres, já que, durante uma entrevista, ela afirmou que a equipe da brasileira no filme Ainda Estou Aqui a atacava na internet. Após a repercussão entre os brasileiros, ela negou as acusações e disse que se referia à comunidade de fãs que a atacavam.