Luto no samba! Bira Presidente, criador do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos, morre aos 88 anos

O músico enfrentava uma luta relacionada ao câncer de próstata e ao Alzheimer

Um dos maiores ícones do samba se despediu na madrugada deste domingo (15) aos 88 anos. Ubirajara Félix do Nascimento,  Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e um dos artistas criadores do grupo Fundo de Quintal.

Bira Presidente encontrava-se internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, enfrentando dificuldades com um câncer de próstata e Alzheimer.

Recomendados para você


Aina não há mais informações no momento sobre o local onde o corpo do artista será velado, assim como seu sepultamento. Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan, Brian e a bisneta Lua.

Cacique de Ramos

Um dos berços do samba pode-se dizer ter nascido nas mãos de Bira, aos 64 anos. O Cacique de Ramos nasceu como uma agremiação carnavalesca, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O reconhecimento do local partiu da cantora Beth Carvalho, quando gravou em 1978 o álbum De Pé no Chão. Em 2005, virou Patrimônio Cultural Carioca e, no ano de 2012, enredo da Estação Primeira de Mangueira. Por lá, passaram artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão.

Imagem Biraa
Foto: Bira Presidente - Reprodução/Instagram

Fundo de Quintal

O maior grupo de samba do país teve Bira Presidente no pandeiro e nos vocais. O grupo foi unido no fim dos anos 70.

Atualmente tem a sua formação com Sereno (tantã e vocais), Ademir Batera (bateria e vocais), Júnior Itaguay (cavaquinho e vocais), Márcio Alexandre (banjo e vocais) e Tiago Testa (repique de mão e vocais). Ao longo desses  anos, foram 33 álbuns lançados de estúdio e ao vivo.

Veja o que mais viralizou na web:

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais