“Já me apresentei em estado lastimável”; Nando Reis fala sobre vício e como encara o tratamento

O artista disse que está sóbrio há pelo menos nove anos e avaliou que a fase do negacionismo o atrapalhou

Nando Reis, de 62 anos, não escondeu que ainda tem retratos do alcoolismo fincados em sua vida. O assunto foi falado pelo cantor no programa Sem Censura, da TV Brasil, exibido na última sexta-feira (20).


O que disse Nando Reis sobre o alcoolismo?

O artista falou que é membro dos Alcoólicos Anônimos e disse que na fase de negacionismo da doença foi um problema para que ele parasse de consumir álcool.

“O alcoolismo, a doença da qual eu sofro, é estigmatizada, tem preconceito, falta de informação. Eu, com quase nove anos de sobriedade, me sinto seguro para tratar disso, sabe? Sou uma figura pública.”

“Em inúmeras ocasiões, já me apresentei em estado lastimável, ou seja, fui identificado com isso. Fiquei estigmatizado também”, revelou o cantor a Cissa Guimarães.

Nando contou o motivo por expor o tema. “Já abri meu anonimato. Sou membro dos Alcoólicos Anônimos. Tenho falado e escrito músicas sobre isso. Nos shows, quando falo sobre isso, é uma comoção, porque é um problema".

“Apenas fingem que não existe o problema, certo? E é um horror isso que a gente está vivendo, de negação. Negacionismo é um negócio péssimo. A melhor coisa é aceitar, enfrentar. Enquanto neguei a mim mesmo que eu sofria de um problema, eu não consegui sair. E não quer dizer que só ter a consciência vá te garantir. É um negócio difícil pra caramba. Sofri muito, fiz sofrer. Não quero isso para ninguém.”

Recomendados para você


Imagem Nando-reiis
Foto: Nando Reis - Reprodução/Instagram

Barreiras encontradas no meio do caminho

Nando Reis revela que o glamour em torno do consumo do álcool, deste vício, atrapalha o tratamento contra a doença. “Falo: ‘Bicho, eu consegui, é uma barra pesada. Você não tem que ter vergonha, você não é vagabundo. Não é falta de força de vontade, nada disso. É uma doença como outra. A pessoa tem diabetes, eu sou alcoólatra. Pronto. Não posso beber, o outro não pode comer chocolate, não posso beber. Tudo bem. Só que a bebida tem esse glamour, né? Eu digo porque eu digo, porque eu glamorizei. Parei e tenho falado (sobre o assunto)", disse em um dos trechos.

Veja o que mais viralizou na web:

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais