Brasileiro é alvo de golpe após encontrar mais de 100 perfis falsos com sua foto

Em recente caso, usuário brasileiro se assustou ao descobrir mais de 100 contas fakes que utilizavam de sua imagem

Nos últimos dias, um caso revelado pelo FLIPAR chamou a atenção de internautas por toda internet, após o brasileiro Victor Coelho se deparar com sua imagem sendo utilizada por golpistas nas web.

Apesar de casos assim serem “comuns”, a grande surpresa veio quando o internauta relatou ter descoberto mais de 100 perfis falsos utilizando de sua imagem pessoal. De acordo com o rapaz, todas as contas utilizavam a mesma foto, publicada em seu perfil no Facebook em 2018.

O caso assustou o rapaz, que iniciou uma sequência de denúncias contra os perfis falsos. Entretanto, Victor relata que o processo para derrubar as contas não foi fácil e tampouco rápido.

De acordo com o brasileiro, sua foto de perfil foi utilizada nas mais variadas redes sociais, como o próprio Facebook. Ele também revela que chegou a ter perfis com sua imagem em redes de relacionamento, como Tinder, Happn e até mesmo o Grindr (destinado ao público gay).

Somente durante a pandemia, Victor revelou ter descoberto cerca de 36 contas falsas com sua foto. Chegando a níveis inimagináveis, um dos golpistas utilizou a foto do rapaz no LinkedIn, se apresentando como Carlos Ferreira, um suposto gerente comercial em São Paulo.

Imagem copia_87967476Hacker
Contas são utilizadas, principalmente, para conseguir dinheiro de vítimas. Imagem: Internet.

Recomendados para você


Perfis são alvos de golpistas

De acordo com especialistas, casos assim vem se tornando cada vez mais comuns e perfis como estes são utilizados, principalmente, para enganar outras pessoas, principalmente utilizando do ‘catfhising’. Ou seja, quando golpistas se passam por outra pessoa na internet.

Para esses casos, normalmente são utilizadas imagens de usuários considerados atraentes e que, de alguma forma, consigam atrair a atenção de possíveis vítimas, quase sempre em busca de conseguir alguma quantia de dinheiro.

Ao se deparar com a situação, Victor revelou que chegou a procurar por autoridades, mas que foi desestimulado pelo próprio atendente, que informou que casos assim não são considerados crimes.

Ainda assim, advogados apontam a necessidade de realizar uma denúncia, ainda que seja por precaução, uma vez que, reportagens apontam o perigo sobre a falsidade ideológica na web.

Comunidade

Leia mais