SearchGPT: OpenAI anuncia de buscador com IA para derrotar Google

Empresa, responsável pelo ChatGPT, anunciou ferramenta de pesquisa que tem como objetivo competir diretamente com o Google

A OpenAI, empresa referência quanto ao uso de inteligência artificial e responsável pela criação do ChatGPT, anunciou oficialmente que irá lançar a sua própria ferramenta de pesquisa. 

O SearchGPT será integrado com inteligência artificial e chegará ao mercado como concorrente direto ao Google, buscador mais famoso da área. A confirmação já vinha sendo especulada há alguns meses.

Apesar da revelação, a OpenIA revelou que o SearchGPT se trata de um protótipo temporário e que seu plano é integrar os melhores recursos diretamente no ChatGPT, uma vez que a ferramenta é o principal produto da empresa.

Por isso, é provável que a ferramenta sequer ganhe uma versão final aberta ao público e apesar de sua futura concorrência direta com o gigante das pesquisas, sua funcionalidade será diferente.

Ao realizar uma pesquisa, ao invés de ser direcionado a possíveis links, como o Google faz, a ferramenta busca trazer uma resposta para a pergunta. A plataforma irá trazer um resumo da informação procurada e, em seguida, um link direcionando a fonte. 

Essa forma de agir é bastante semelhante ao do AI Overview, apresentado pelo Google em determinadas partes do mundo e que, inclusive, foi alvo de críticas ao fornecer informações incorretas. 

Imagem copia_1921286906SearchGPT
Funcionalidade terá ações semelhantes ao AI Overview, também do Google. Imagem: Internet.

Recomendados para você


Mantendo uma estrutura conversacional similar ao ChatGPT, o buscador entende o contexto das pesquisas, permitindo respostas encadeadas. Em um exemplo, a ferramenta sugere quais tomates plantar em Minnesota. 

O usuário pergunta então: "quais deles eu posso plantar agora?". A inteligência artificial, mantendo o contexto, responde com "os melhores tomates para plantar em Minnesota em julho".

Por enquanto, o SearchGPT é apenas um experimento exclusivo, disponível para um grupo seleto de 10 mil usuários. Mas não se preocupe, os interessados já podem se cadastrar na fila de espera para ter a chance de testar essa inovadora ferramenta de busca.

Comunidade

Leia mais