Descubra a idade dos atletas mais velhos das Olimpíadas de Paris

Atletas participaram de disputas por de tênis de mesa e hipismo e, apesar de já eliminados, emocionaram com sua história

Nesta última quarta-feira (31/07), os Jogos Olímpicos de Paris, na França, se despediram de seus dois atletas mais velhos. O cavaleiro espanhol Juan Antonio Jiménez Cobo e a mesatenista de Luxemburgo, Ni Xia Lian.

A dupla surge como uma prova inspiração para quem acredita quem vê a idade como um fator limitante na prática de esportes, principalmente nas olimpíadas. Juan possui 65 anos, enquanto Xi Lian possui 61.

Um fato curioso é que esta foi a terceira de olimpíada em que Juan participou, sendo a sua primeira a 20 anos atrás, em Sydney, onde conquistou a medalha de prata pratas na disputa por equipes. 

Sua última participação, por outro lado, havia ocorrido em 2004 em Atenas. Agora, em Paris, Juan finalizou sua jornada estando na última colocação em seu grupo, mas mostrando a força de sua perseverança.

Juan Antonio Jiménez Cobo (hipismo) e Ni Xia Lian (tênis de mesa). Imagem: REUTERS

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Recomendados para você


Já a jogadora de tênis de mesa Xi Lian, se tornou a competidora mais velha da história das Olimpíadas a vencer uma partida desta categoria, quando derrotou a rival turca Sibel Altinkaya, de 31 anos de idade.

A vitória ocorreu na primeira rodada da disputa individual. Na segunda rodada, Xi Lian enfrentou a chinesa Sun Yingsha, considerada a número 1 do mundo, para quem acabou perdendo. Yingsha foi, inclusive, a responsável por eliminar a brasileira Giulia Takahashi.

A primeira partida de Xi Lian ocorreu em 1979, mas seu primeiro campeonato mundial veio apenas quatro anos depois. Assim com Juan, sua primeira olimpíada também ocorreu nos anos 2000, em Sidney.

Em 2004, a luxemburguesa optou por não participar dos Jogos de Sydney, devido ao nascimento de sua filha e voltou apenas em 2008, em Pequim. Desde então, ela esteve presente em todas as edições posteriores. 

Comunidade

Leia mais