Cientistas desenvolvem tecnologia inovadora que transforma células cancerígenas em normais e ajuda no controle da doença

De acordo com os cientistas, a tecnologia é feita sem matar as células, fazendo com que os pacientes não sofram possíveis efeitos colaterais

O câncer é uma doença que já matou milhares de brasileiros e ainda preocupa muitas pessoas  em todo o mundo. Por isso, pesquisadores de diferentes países tentam estudar essa doença para tentar impedir o avanço dela. Especialistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (KAIST) desenvolveram uma tecnologia inovadora para o tratamento do câncer de cólon, que é uma parte do intestino grosso. 

Essa técnica converte células cancerígenas em um estado semelhante ao das células normais do cólon, fazendo com que elas não façam mal para o ser humano. O recurso ainda é feito sem matá-las, evitando de surgirem possíveis efeitos colaterais.

Recomendados para você


Os pesquisadores perceberam que durante o processo de oncogênese, ou formação do câncer, as células normais regridem ao longo da trajetória de diferenciação. Com isso, eles desenvolveram uma tecnologia para criar um gêmeo digital da rede de genes associada à trajetória de diferenciação das células normais.

Imagem Cancer
Palavra câncer em destaque - Foto: Pixabay

Através da pesquisa, a equipe identificou quais são as principais chaves moleculares que fazem a diferenciação normal das células, fazendo com que elas possam ser convertidas de uma forma que não gere problemas maiores.

Depois da aplicação da técnica, as células cancerosas reverteram para um estado semelhante ao normal, um resultado que foi confirmado por meio de experimentos moleculares e celulares, bem como por estudos em animais.

Imagem Pesquisa_cancer
Pesquisa sobre o câncer - Foto: Pixabay

De acordo com os cientistas, a descoberta pode contribuir também para o desenvolvimento de terapias reversíveis contra o câncer que podem ser aplicadas a vários tipos de tumores cancerígenos.

Responsável pela pesquisa fala sobre resultado

"O fato de que as células cancerosas podem ser convertidas de volta em células normais é um fenômeno surpreendente. Este estudo prova que essa reversão pode ser induzida sistematicamente", explicou o professor Kwang-Hyun Cho, responsável pelo estudo.

Comentários sobre o câncer

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais