Cadastrar

Windows anuncia fim da temida 'tela azul' nos computadores e revela detalhes sobre novo sistema

A tela azul exibia uma mensagem de erro seguida de um emoji de rostinho triste, mas agora esse sistema funcionará de forma diferente

Para quem é acostumado a usar o computador com o sistema Windows, é natural que já tenha visto a tela azul, que é um erro que faz o computador travar e reiniciar. O problema também é conhecido como BSOD. Esse aviso ficou sendo exibido por mais de 40 anos, mas agora está perto de acabar já que a Microsoft irá mudar a forma em que essa falha é exibida.

De acordo com a empresa, o usuário continuará sendo informado quando houver um problema no sistema em que será solicitado que o computador seja reiniciado, mas acontecerá de uma forma diferente.

Recomendados para você


Agora, a nova versão terá fundo preto e exibirá a seguinte mensagem: "Seu dispositivo apresentou um problema e precisa ser reiniciado". Desta forma, a tela deixará de exibir o icônico "rostinho triste :(", além do QR Code que ajuda o usuário a identificar o problema.

Imagem recado-azul
A Microsoft vai aposentar sua tradicional tela de erro azul. No lugar, o Windows 11 terá uma versão preta - Foto: Reprodução

Lançamento nos Estados Unidos

A Microsoft destacou que a nova versão será lançada  neste "verão"  dos Estados Unidos e que depois, a atualização se espalhará por outros países. A ideia é trazer mais facilidades para os usuários que acessam o sistema.

"A interface atualizada melhora a legibilidade e se alinha melhor com os princípios de design do Windows 11, preservando as informações técnicas na tela para quando forem necessárias", disse a empresa no comunicado oficial.

Imagem novidade-empresa
Empresa Microsoft - Foto: Pixabay

Os representantes da Microsoft destacaram ainda que a "tela preta" também trará uma forma de permitir que o público consiga recuperar o acesso ao computador mais rapidamente, tendo um reinício mais fácil.

 A empresa também pontuou que quando ocorre uma falha que impede o funcionamento correto dos dispositivos, a Microsoft pode enviar atualizações automáticas para corrigir o problema rapidamente, sem que o usuário ou a equipe de TI precise fazer nada manualmente.

Repercussão do fim da tela azul

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais