Um dos lugares mais procurados por turistas em Portugal, na Europa, a Torre de Belém foi fechada temporariamente para começar suas obras de restauração e conservação que visam manter o local preservado com sua estrutura histórica.
Recomendados para você
O que aconteceu?
A precisão para as novas obras é de aproximadamente 12 meses. O investimento sobre o patrimônio do país pode girar em torno de mais de um milhão de euros.
Porém, durante o tempo estipulado deve ser possível que a torre seja aberta para visitantes. De acordo com os Museus e Monumentos de Portugal (MMP), empresa que responde pelo monumento, a cada fase de trabalhos será feita uma avaliação sobre a possibilidade de reabertura, contando que tenha segurança esteja presente a todos.
A Torre de Belém foi erguida em 1514 a 1520, para ajudar a defesa de Lisboa durante a época das grandes navegações. O monumento é uma das mais belas obras da arquitetura manuelina, caracterizado pelas referências ao mar e às navegações.
No ano de 1983, o ponto turístico foi reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, devido ao seu grande valor histórico e artístico.
Dados de visitação
Segundo os dados coletados da MMP, quase 400 mil pessoas foram até a Torre em 2023. Após as novas reformas, a expectativa é que a Torre consiga receber mais visitantes com segurança e que a preservação seja ainda maior.
Caso procure pontos turísticos em Lisboa, o ideal é se atentar aos canais oficiais da Torre de Belém, onde se contêm informações sobre as obras e a possibilidade de novas visitas.