Temporada em Angra dos Reis
O município de Angra dos Reis continua sendo um dos locais mais procurados por turistas na hora de aproveitar suas férias. Localizado no estado do Rio de Janeiro, a área possui cerca de 365 ilhas que contornam o porto da cidade e encantam seus visitantes.
Encontrada na região da Costa Verde, extremo sul do estado, Angra também é conhecida por suas opções de praias, que oferecem experiências inesquecíveis para quem procura aventura ou apenas um bom momento de descanso.
Um fato curioso sobre o município é que as ruas de sua cidade possuem um formato um tanto diferente das demais. Em Angra, o asfalto que liga as regiões possui um formato curvado, em homenagem aos ventos do local.
Durante o passeio pela área, é possível notar que as ruas seguem o caminho do vento, gerando uma arquitetura diferenciada e chamando ainda mais a atenção de turistas ao local.
O que fazer em Angra
Ao tirar um tempo para conhecer o local, uma atividade que não pode faltar é conhecer algumas das 2.000 praias apresentadas. As ilhas apresentam opções diversificadas e que se adequam ao gosto de cada turista.
Conheça algumas das praias
Praia Vermelha
Para quem busca atividades físicas e diversão dentro d’água, a Praia Vermelha é o destino ideal. Com suas águas transparentes e localizada na Ilha Grande, o local é frequentado, em maioria, por mergulhadores.
Ali, os turistas podem aproveitar de um bom momento praticando stand up paddle ou até mesmo passeando de caiaque. O fundo do mar reserva, ainda, histórias incríveis já que muitos navios afundaram por ali.
Recomendados para você
Praia do Dentista
Outra opção bastante popular é a Praia do Dentista. Este é um dos locais mais movimentados da Ilha da Gipóia e tem como principal característica seu mar calmo e transparente, que pode variar de acordo com a cor do céu.
Para quem procura um passeio mais calmo, o ideal é visitar a área durante os dias de semana, onde o ambiente está praticamente deserto. Contudo, se o intuito for aproveitar a companhia de mais pessoas, o final de semana é garantia de um público badalado.
Praia de Palmas
O público que curte relaxar e conhecer novas histórias irá se apaixonar pela Praia de Palmas. No passado, o local foi palco de batalhas intensas entre piratas e embarcações do império português, além de ter sido uma das áreas mais populosas de Angra dos Reis.
Atualmente, o espaço conta com pouquíssimos habitantes e é marcado por sua calmaria e a singela vila de pescadores, que ajuda a mandar todo o seu legado vivo na memória.
Muito além das praias
Apesar de seu cartão postal ser o lazer à beira mar, Angra do Reis também conta com diversos locais históricos e pousadas que irão redefinir a estadia de qualquer pessoa no município.
Confira algumas opções de lazer
Centro Histórico de Angra dos Reis
O local é uma verdadeira viagem ao tempo colonial no Brasil. Até hoje, os prédios e construções da época de 1556 continuam a contar sua história, principalmente na Rua do Comércio e na Praça General Osório.
Ainda no mesmo local, as igrejinhas do centro também chamam atenção por seu visual simples, mas bastante sofisticado. Os turistas podem aproveitar para conhecer a Igreja de Santa Luiza, construída em 1623 e o museu da Igreja e Convento do Carmo.
Pico do Papagaio
A lista de aventuras por Angra dos Reis é bastante extensa e os fãs de trilhas não podem deixar esta oportunidade passar. O Pico do Papagaio é um desafio até mesmo para os amantes da prática, mas promete valer a pena quando o destino final é alcançado.
Localizado no topo da Ilha Grande, este é o segundo local mais alto da área, perdendo apenas para o Pico da Pedra. Em sua trilha, são mais de 3 horas de caminhada em meio a Mata Atlântica, por isso, o recomendável é estar acompanhado de um guia turístico.
Cais de Santa Luzia
Um bom passeio pelos Cais de Santa Luzia nunca é demais. A área conta com opções diversificadas de alimentação, música ao vivo e um pôr do sol de tirar o fôlego. Após um longo dia de trilha ou praia, a área acaba se tornando uma ótima opção para repor as energias.
Próximo ao local, também podem ser encontrados eventos culturais, normalmente ocorrendo no Convento do Carmo e no Parque da Praça do Porto.
Opções de hospedagem
Além de tudo que Angra dos Reis pode oferecer, as pousadas do município também podem ser consideradas um show à parte. Com infraestruturas de qualidade, piscinas e um serviço de quarto que deixará toda a experiência mais tranquila.
Vila Galé
Um dos locais mais bem avaliados da área é a Vila Galé. Bastante pesquisada por turistas, o resort fica apenas a 10 minutos de distância do centro e garante uma vista exuberante da Mata Atlântica.
A área conta com piscina interna, garagem e um parque infantil para crianças. Além disso, campos de ténis, serviços de lavanderia, área verde e até mesmo um comércio próprio estão disponíveis.
Pousada Casa do Bicho Preguiça
Apostando em um estilo mais rústico, a Pousada Casa do Bicho Preguiça é decorada inteiramente de pedra e madeira, deixando o clima rústico confortável e tranquilo, como o de uma casa.
Sua localização privilegiada permite o acesso a praias próximas do bairro de Bonfim, como a Praia Grande. O atelier de leitura, salas de jogos, TV, DVD, Wireless e amplos ambientes se tornam uma boa indicação para casais que desejam um tempo a sós.
Pousada e Mergulho Jamanta
Este é considerado um dos locais mais bonitos para se hospedar em Angra dos Reis. Localizada exatamente na costeira do mar, o clima praiano da Pousada e Mergulho Jamanta deixa a vista e a experiência ainda mais agradável.
Em suas atrações, a pousada possui um lindo deck com piscina de borda infinita, além de um restaurante recheado de comidas regionais em seu cardápio. O público também pode aproveitar das experiências de caiaques, pranchas de stand up, máscaras para snorkel e bicicletas sem custo adicional.
Férias durante o inverno
Por suas características ideais para o verão, é difícil pensar em passar as férias no local durante o inverno. Contudo, as ilhas do local também apresentam opções para o público fã de temperaturas mais baixas.
Pico do Frade
Mesmo no inverno, ainda é possível aproveitar a beleza de todo o local. Por isso, a filha do Pico do Frade é uma ótima alternativa. Do local, é possível complementar a baía de Angra a Ilha Grande.
Apesar de ser um trajeto considerado tranquilo, é importante estar acompanhado de guia, isso porque o auxílio e uso de um mapa durante a caminhada é indispensável.
Praia do Laboratório
O clima frio também pode combinar com a praia. A área da Praia do Laboratório é o passeio ideal já que suas águas são quentes e, portanto, um banho ao mar não será um problema aos visitantes.
Perfeita para passar um tempo com a família, a água do local é bastante calma e não possui ondas. Um detalhe curioso é que o local fica próximo a usinas nucleares e esse seria o principal motivo para sua temperatura confortável. A notícia, contudo, não é motivo de preocupação, visto que não existem riscos de contaminação.