Airbnb anuncia mudança em regras
Nesta última semana, o Airbnb, uma das maiores plataformas que auxiliam na reserva de estadias em hotéis, pousadas e casas, anunciou uma mudança significativa em uma de suas regras. A partir de agora, os anfitriões não poderão mais instalar câmeras em suas acomodações
A mudança, que está prevista para entrar em vigor a partir do dia 30 de abril, tem como objetivo garantir a privacidade de turistas. Até sua última atualização, a plataforma já havia proibido câmeras em locais íntimos, como quartos e banheiros.
Assim, a mudança se estende até áreas comuns da casa, como sala de estar e cozinha, independente de sua finalidade. Com a nova regra, fica permitida a instalação apenas em áreas públicas, como corredores e saguões.
A novidade é válida para todos os países onde o serviço está disponível. Em caso de descumprimento das regras, os anfitriões poderão ser banidos da plataforma.
Recomendados para você
Como identificar câmeras escondidas
Apesar da proibição, casos de hóspedes que encontraram câmeras escondidas nos locais onde reservaram tornaram-se cada vez mais comuns e as denúncias nas redes sociais vêm aumentando a cada dia.
Em janeiro deste ano, um casal hospedado em Porto de Galinhas acabou descobrindo um dispositivo que os filmava enquanto estava escondido em uma tomada, com a visão virada estrategicamente para a cama do casal.
Para evitar casos como este, é importante que os hóspedes se mantenham atentos ao local onde estão. A inspeção visual é o primeiro passo, avaliar objetos que podem parecer comuns como quadros, relógios e vasos ajuda a detectar qualquer coisa fora do ‘comum’.
Outro ponto que pode indicar a presença do dispositivo são suas luzes. Para isso, os viajantes podem apagar todas as luzes do cômodo e procurar por pequenas iluminações vermelhas em lugares incomuns.
Em casos mais sérios e de extrema desconfiança, existe a possibilidade de contratar um profissional especializado em contra-vigilância. Desta forma, será possível encontrar não apenas objetos convencionais, como também os de alta tecnologia.