Capital de Alagoas, Maceió é conhecida como o Caribe brasileiro e é considerada um dos principais pontos turísticos do país quando o assunto são praias. Ao todo são mais de 200 anos de história, com culturas e vivências que tornam o Brasil o país que é hoje.
Foi nesta cidade, inclusive, que nasceu o segundo presidente da história do país, Floriano Peixoto, ou 'Marechal de Ferro’. Além disso, Marechal Deodoro, que proclamou a república do Brasil, também nasceu em terras alagoanas, em uma região que hoje leva seu nome.
Tamanha importância na história, aliada à sua bela paisagem, faz com que a capital receba inúmeros turistas diariamente em suas ruas. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Promoção Marketing de Produtos e Destinos da Setur, estima-se que 600 mil turistas passaram por Alagoas durante as temporadas de 2022/2023.
Em meio a tantos pontos turísticos e belas praias, é fácil se perder no momento de visitar a cidade. Ter em mãos um roteiro da cidade pode ajudar a ter uma experiência ainda mais única.
Recomendados para você
Confira, a seguir, um roteiro para 3 dias em Maceió.
Dia 1
Manhã:
Praia de Pajuçara
Estando entre os pontos da cidade apropriados para banho, a Praia de Pajuçara é um dos locais mais famosos de toda Maceió. Ela é a melhor opção para quem deseja se refrescar, sem precisar de uma grande locomoção.
Sua estrutura conta ainda com jangadas que levam até piscinas naturais, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade do local.
Praia de Ponta Verde
Após curtir o sol da manhã em Pajuçara, os turistas podem aproveitar para alugar uma bicicleta na orla e pedalar até a Praia de Ponta Verde, com suas águas calmas e tranquilas.
O cenário fará todo o esforço valer a pena, já que a área é tomada por coqueiros e por seu grande céu azul. Sem dúvidas, o espaço é perfeito para fotografar memórias da viagem.
Tarde:
Mirante São Gonçalo
Após almoçar em algum restaurante típico, o público pode aproveitar a chance de conhecer o Mirante São Gonçalo, mais um ponto ideal para quem deseja registrar a viagem nas belas paisagens alagoanas.
Sendo um dos pontos mais altos de Maceió, dali é possível ter uma visão privilegiada de boa parte da cidade, além do mar que banha todo o litoral alagoano. Uma imagem que fica na memória por um bom tempo.
Noite
Passeio na Orla
Para finalizar o primeiro dia, um passeio na orla junto a uma experiência gastronômica pode ser tudo que alguém precisa. Ali, estão disponíveis inúmeros restaurantes, além de bares.
Para quem deseja uma vida noturna mais animada, algumas barracas do local também contam com música ao vivo, servem drinks e porções de comida durante toda a noite.
Dia 2
Manhã:
Praia do Francês
Localizada a 30 km de Maceió, a Praia do Francês é considerada um dos locais mais bonitos de todo o estado. Ela também costuma receber a visita diária de turistas, se tornando um ponto famoso entre quem visita o estado.
Para encontrá-la, o público deve se dirigir até a cidade de Marechal Deodoro e curtir o dia em sua água clara e tranquila, perfeita para quem está acompanhado de crianças.
Tarde:
Lagoa do Mundaú
Depois de curtir o café da manhã e aproveitar a Praia do Francês. A tarde pede uma visita a Lagoa do Mundaú. Graças ao seu manguezal, este é considerado um dos maiores ecossistemas do estado e carrega uma enorme variedade de vida marinha.
Ali, os turistas também podem aproveitar para realizar uma viagem de barco, recuperando as energias. O local também é um dos melhores espaços para curtir o pôr do sol.
Noite:
Centro Histórico de Maceió
Além de diversão, Maceió também carrega consigo um grande aspecto cultural. Neste sentido, é válida uma visita ao Centro Histórico de Maceió. Ali, será possível conhecer também a Catedral Metropolitana de Maceió.
Se a intenção é procurar um lugar para curtir o resto da noite, a Praça Marechal Deodoro, conhecida também como Praça da Faculdade, conta com inúmeras opções de bares e shows noturnos.
Dia 3
Manhã:
Dunas de Marapé
A aventura não pode ficar de lado quando se visita a capital de Alagoas. Quem está passando pelo estado pode conhecer um pouco mais de sua beleza ao passear de buggy pelas dunas de Marapé.
Uma vez no local, também é possível realizar o famoso sandboard, uma atividade divertida e segura para o público.
Tarde:
Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA)
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, conhecido também como MISA, apresenta um pouco mais sobre a história local, através de conteúdos interativos e que garantem uma imersão completa.
Além de sua estrutura clássica, o espaço conta com um acervo recheado de documentos, áudios, fitas e mais itens que contam o passado do estado.
Noite:
Para a última noite em Maceió, os viajantes podem aproveitar para curtir a vida noturna em alguma casa de show espalhadas pela cidade, aproveitando o ritmo do forró e do axé.
Outra opção, é finalizar a viagem provando uma das especialidades locais durante o jantar, como um chiclete de camarão ou uma moqueca de frutos do mar.