O chef de cozinha Rasmus Munk, conhecido por atuar no restaurante The Alchemist, surpreendeu o público ao anunciar uma experiência gastronômica incomum para o ano de 2025.
Em um anúncio realizado em suas redes sociais, o especialista revelou que levará turistas para um jantar especial no espaço. Além de seu trabalho no local, que possui duas estrelas Michelin, o dinamarquês também atua na SpaceVIP, um grupo especializado em viagens espaciais.
A expedição, que promete um menu focado na exploração espacial, será realizada na cápsula Netuno, criada pela empresa Space Perspective. A bordo serão aceitos 6 passageiros, além do próprio chef de cozinha.
Em seu perfil pessoal no Instagram, Rasmus comentou mais sobre o assunto: “Seis passageiros vão redefinir a gastronomia desfrutando da refeição da sua vida enquanto observam o nascer do sol sob a curva do nosso planeta”, explica.
Em seu funcionamento, a cápsula espacial pressurizada ficará cerca de 30 mil quilômetros acima do mar e contará com seis viajantes a bordo, além do próprio cozinheiro idealizador.
Vale lembrar que o The Alchemist foi considerado, em 2023, como o quinto melhor restaurante do mundo, pelo World’s Best 50 Restaurants, lista produzida pela revista britânica Restaurant, uma das mais conceituadas em todo o mundo.
Recomendados para você
Valores e pratos
Os interessados em participar da experiência deverão desembolsar cerca de US$ 495 mil, valor aproximado em R$ 2,4 milhões. Em seu comunicado, Munk revelou que a quantia será doada a uma organização que promete igualdade de gênero na ciência e tecnologia, localizada em Nova York.
Além disso, os passageiros que conquistarem um lugar na mesa também são vestidos pela grife francesa Ogier, com roupas feitas especialmente à medida. A viagem promete durar cerca de 6 horas.
O jantar diferenciado está marcado para ocorrer apenas no final de 2025, mas já tem seu local de lançamento definido. A ‘decolagem’ irá ocorrer Kennedy Space Center, centro da NASA, na Flórida, Estados Unidos.
Ao falar sobre o cardápio, Rasmus preferiu manter o mistério, mas garantiu que os alimentos serão preparados na cozinha do navio de onde a nave irá decolar. Outro ponto interessante citado pelo cozinheiro é que alimentos flambados não são possíveis de serem realizados.