Curitiba, a capital do estado do Paraná, é uma cidade conhecida por sua harmonia entre urbanismo, cultura e natureza, tornando-se, assim, um destino turístico único no Brasil.
Com uma infraestrutura avançada, a cidade se destaca por seus espaços verdes bem cuidados, sua arquitetura inovadora e sua rica cena cultural. De acordo com dados da Pesquisa de Demanda Turística, em 2022, 7,4 milhões de turistas passaram pela cidade.
Isso porque ela oferece uma variedade de experiências únicas, que vão desde a tranquilidade em seus parques até a agitação dos festivais e festas noturnas. Os parques urbanos são, inclusive, uma marca registrada de Curitiba.
Além de ser um local para curtir o dia sem problemas, as áreas verdes também oferecem lazer para moradores e visitantes. Destaques incluem o Parque Barigui e o Jardim Botânico, com sua estufa de vidro icônica e jardins deslumbrantes.
Para quem está visitando a cidade pela primeira vez, é comum acabar se perdendo e, por muitas vezes, não saber quais os melhores pontos de visita. Ter em mãos um roteiro pode ajudar na viagem.
Confira, a seguir, um itinerário com dicas do que fazer e como aproveitar a cidade de Curitiba sem preocupações.
Recomendados para você
Dia 1 - Sábado
Manhã:
Parque Barigui:
Começar o dia com uma caminhada relaxante ou uma corrida neste amplo parque urbano fará com que a viagem inicie com o pé direito. Os visitantes podem aproveitar para conhecer mais da natureza e as atividades ao ar livre que a cidade oferece.
Mercado Municipal de Curitiba:
Ainda na manhã, curtir o almoço com um pouco da culinária local em um dos diversos restaurantes e lanchonetes dentro do mercado trará uma nova perspectiva aos visitantes.
Em um dos destaques do Mercado Municipal, está o famoso sanduíche de mortadela, conhecido entre os curitibanos.
Tarde:
Jardim Botânico:
Após passar pelo mercado, é hora de descansar no cartão postal de Curitiba, conhecido por seus jardins geométricos e pela estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
O Jardim Botânico oferece um maior contato com a natureza e ainda permite que novas memórias sejam marcadas em fotografias deslumbrantes e inesquecíveis.
Noite:
Ópera de Arame:
A Ópera de Arame se trata de um local que oferece concertos de teatro ao ar livre único, construídos com estruturas metálicas e vidro, originando seu nome e se tornando sensação do público.
Bairro Batel:
Para terminar o dia, é o momento de explorar um pouco mais da cena gastronômica diversificada do local. No Bairro Batel, além de uma variedade de restaurantes que oferecem pratos diversificados, os turistas também podem curtir um pouco mais da vida noturna.
Dia 2 - Domingo
Manhã:
Feira do Largo da Ordem:
No segundo e último dia, é hora de conhecer uma das feiras de ruas mais tradicionais do país, a Feira do Largo da Ordem. Ali, os turistas poderão encontrar um pouco mais do artesanato local, desde antiguidades a alimentos típicos e apresentações culturais.
Tarde:
Museu Oscar Niemeyer (MON):
Conhecido como o "Museu do Olho", este museu de arte contemporânea apresenta uma impressionante coleção permanente e exposições temporárias.
Passeio de Trem até Morretes:
Em caso de tempo extra, os visitantes podem realizar uma viagem de trem panorâmico pela Serra do Mar até a pitoresca cidade de Morretes. Ali, poderão desfrutar das paisagens deslumbrantes durante o trajeto e experimentar o tradicional barreado, prato típico da região.
Noite:
Torre Panorâmica:
Para encerrar o final de semana com chave de ouro, nada melhor do que uma vista panorâmica de Curitiba do alto da Torre Panorâmica. Este é o lugar perfeito para apreciar o pôr do sol e tirar fotos memoráveis da cidade.