O envelhecimento é uma fase natural na vida de qualquer ser-humano, porém um processo repleto de estereótipos.
Na vida de qualquer pessoa, é natural que todos nasçam, cresçam, se tornem adultos e, por consequência, cheguem à velhice. Esse é conhecido como o ciclo da vida.
Entretanto, para algumas pessoas, envelhecer é encarada como uma fase de terror. Estando assimilada a falta de autonomia ou até mesmo uma fase mais triste da vida. Vamos entender as verdades e os mitos sobre isso?
Ao contrário do que se pensa, a depressão e a tristeza não são fatores normais para o público idoso. Ao manter relações afetuosas com amigos e familiares, o idoso seguirá com uma saúde mental leve e de qualidade.
Assim como jovens e adultos, o ideal é que idosos também tenham cerca de sete a nove horas de sono. Isso auxilia no bem-estar físico e mental.
Apesar do processamento de informações poder se tornar mais lento com o avanço da idade, isso não torna esse público incapaz de aprender novas coisas. O aprendizado contínuo ajuda a manter o cérebro ativo e afiado.
Apesar de doenças cognitivas serem mais comuns em pacientes mais velhos, o avanço da idade não é uma sentença definitiva para casos assim. É importante estar sempre em contato com um médico de confiança.
A ideia de idosos na direção está bastante alinhada a condições físicas e motoras, mas não são direcionadas apenas a este público, visto que mais jovens também podem não estar aptos. Neste caso, é importante uma autoavaliação.