Primeiro passo para qualquer vaga de trabalho, o currículo é uma tarefa importante para destacar suas habilidades e experiências profissionais. Saiba como montar o seu:
Aqui vão os dados básicos de um candidato. É importante deixar o nome destacado (com uma fonte maior) e incluir contatos, e-mails, portfólio e localização.
Inclua uma breve declaração de objetivo, com uma frase curta, explicando qual cargo busca e qual é o principal objetivo profissional.
Uma breve descrição de sua experiência profissional, destacando as principais habilidades e competências. Este campo é recomendado para quem já possui experiência no mercado de trabalho.
Hora de colocar os locais por onde você já trabalhou. Coloque o nome da empresa, o cargo, o período, responsabilidades e conquistas. Repita esse processo por cada local onde atuou.
Insira o grau acadêmico, bem como o nome do curso e instituição onde estudou (caso tenha ensino superior). Também é importante inserir o ano de conclusão (se ainda estiver cursando, mencione “cursando”).
Liste suas principais competências relacionadas ao cargo desejado. Essas podem incluir: habilidades técnicas, habilidades sociais, ferramentas e softwares que domina.
Em caso de conhecimentos e dominação em outros idiomas, indique o nível de fluência (ex: básico, intermediário, avançado).
Caso deseje, inclua detalhes como: prêmios ou reconhecimentos, participação em projetos relevantes, voluntariado ou atividades extracurriculares.
É importante manter um layout e apresentação limpos e claros. Alguns sites, como o Canva, disponibilizam layouts grátis para preencher com seus dados.
Adapte seu currículo de acordo com a vaga para a qual está se candidatando, destacando as experiências e habilidades mais relevantes para o cargo.