Corações podem ser décadas mais velhos do que a idade real das pessoas, aponta estudo
Fatores como obesidade, diabetes, hipertensão e outras condições podem agravar problemas no órgão que é considerado o mais importante do corpo humano
Cuidar da saúde é essencial para que uma determinada pessoa não desenvolva problemas que podem causar transtornos no futuro. Alguns indivíduos, por exemplo, podem ter 35 anos de idade, mas o coração pode bater como se ela já fosse uma pessoa idosa de 80 anos. O motivo é que fatores como diabetes, pressão alta e obesidade podem interferir diretamente no ritmo da vida.
A informação foi revelada por um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido, Singapura e Espanha. A pesquisa indicou que pessoas que possuem os problemas citados anteriormente, têm corações funcionando como se tivessem pelo menos cinco anos a mais do que a idade real, sendo que dependendo da gravidade, a situação é ainda pior.
Para quem apresenta o grau de obesidade grave, os corações podem funcionar como se tivessem 45 anos a mais do que a idade cronológica. Esse fator merece ser tratado com cuidado e atenção pelos pacientes.
"Pessoas com problemas de saúde como diabetes ou obesidade frequentemente têm corações que envelhecem mais rápido do que deveriam – às vezes, décadas. Portanto, isso pode ajudar os médicos a intervir precocemente para interromper o desenvolvimento de doenças cardíacas", explica o líder do estudo, Pankaj Garg, da Escola Médica de Norwich da Universidade de East Anglia.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar exames de ressonância magnética cardíaca de 563 pessoas em cinco centros globais. Foram comparados 191 indivíduos saudáveis com 366 participantes com fatores de risco cardiovascular.
Na ocasião, os resultados mostraram que o átrio esquerdo — a câmara que recebe sangue rico em oxigênio dos pulmões — apresentou as alterações mais consistentes relacionadas à idade. Com a chegada do envelhecimento, essa câmara se tornou menos eficiente, mas essas alterações se aceleram drasticamente em pessoas com problemas cardíacos.
Diabetes
Já com relação ao diabetes, os diabéticos perto da faixa etária de 40 anos tinham corações funcionando até 56 anos mais velhos do que os pares saudáveis. A hipertensão arterial envelheceu os corações prematuramente, o que gera grande preocupação.