Muitos jogos e desenhos são desenvolvidos no Japão, mas a realidade dos jovens japoneses preocupa os especialistas para o futuro. O motivo é que muitos deles têm dado prioridades para os jogos ao invés de outros elementos mais importantes. Uma pesquisa feita pela SMBC Consumer Finance trouxe dados impactantes que surpreenderam o público.
A pesquisa que foi feita com o objetivo de levantar informações sobre a consciência financeira apontou que 18,8% dos entrevistados, com idades entre 20 e 29 anos, confessaram ter gastado tanto com jogos a ponto de comprometer as despesas básicas como aluguel e alimentação.
Recomendados para você
De acordo com o estudo, os homens (22,8%) estão em uma faixa ainda pior do que as mulheres (14,8%), com relação a tornar os jogos mais prioritários do que as despesas do dia a dia.
Os acontecimentos de ontem surpreenderam muita gente! 😱 Se você quer saber o que está por trás das manchetes, aperte o play e descubra agora!
O levantamento mostrou ainda que quase um quarto dos participantes demonstrou arrependimento pelas compras realizadas em jogos, mas há um contraponto: o número de pessoas dispostas a gastar aumentou em quase 6% em comparação a 2024.
O estudo também destacou que houve um aumento na quantidade de jovens que concordam com declarações como “estou disposto a pagar para ter vantagem no jogo” e “não consigo aproveitar o jogo sem fazer compras”.
Valores investidos em jogos
Para se ter uma noção do investimento realizado nas compras dos jogos, em março de 2025, os gastos globais com aplicativos na App Store e Google Play alcançaram US$ 6,79 bilhões em todo o mundo, sendo que o Japão representa 14,3% desse total.
Entre os jogos que mais tiveram arrecadação, estão títulos como PUBG Mobile, Candy Crush Saga e Pokémon Go, além de outras dezenas de jogos que também vêm fazendo sucesso em todo o mundo, de uma forma menos expressiva do que os citados anteriormente.