Ventos de Santa Ana: tudo sobre fenômeno que atrapalha combate dos incêndios em Los Angeles

Os bombeiros têm tido dificuldades para controlar os incêndios em Los Angeles por causa do fenômeno que alimenta e espalha as chamas mais rapidamente

Incêndios florestais seguem causando grandes problemas em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Os bombeiros enfrentam dificuldades para conseguirem controlar as chamas, o que fez com que moradores tivessem dúvidas sobre o que realmente está causando problemas para que os incêndios sejam controlados o quanto antes. O cenário está sendo agravado pelos chamados ventos de Santa Ana.

Os ventos de Santa Ana têm alimentado e espalhado as chamas para várias regiões de Los Angeles. Tratam-se de ventos secos que removem a umidade da vegetação e facilitam o início dos incêndios, o que faz com que as chamas ganhem ainda mais força.

Essas rajadas acontecem quando uma grande área de alta pressão se instala no interior do oeste dos EUA, ao redor da Grande Bacia. Esses locais recebem ventos secos que fluem de leste a oeste e chegam à Califórnia sem umidade.

Bombeiros atuam com autoridades locais para conter as chamas - Foto: Media News Group/ Los Angeles Dail

Os ventos ainda vão continuar bem fortes nos próximos dias. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a ventania pode causar danos significativos às propriedades, além de aumentar os riscos de incêndios florestais devido à secura.

Cabe destacar ainda que os ventos de Santa Ana ficam mais secos à medida que descem das montanhas, o que torna o problema ainda maior. Já que plantas e árvores queimam mais facilmente diante desse cenário, esse fator também contribui para que o fogo se espalhe mais rápido. 

As chamas atingiram vários imóveis - Foto: Media News Group/Los Angeles Dail

Ventos de Santa Ana são mais comuns em meses mais frios

Matt Taylor, meteorologista da BBC, afirmou que esse fenômeno acontece geralmente durante os meses mais frios: "Os ventos de Santa Ana geralmente acontecem durante os meses mais frios, entre o final de setembro e maio, e duram apenas alguns dias. Mas em raras ocasiões eles podem continuar por até uma semana", explicou.

O especialista explicou também que velocidades de vento de 95 a 130 km/h são comuns, mas é importante destacar que rajadas de até 160 km/h podem ocorrer durante os piores eventos do tipo, o que tem deixado as autoridades locais em alerta.

Problemas causados pela queimada em Los Angeles

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Corações podem ser décadas mais velhos do que a idade real das pessoas, aponta estudo

Em 05/06/2025 às 14h07 - Atualizado em 05/06/2025 às 14h53

Asteroide do tamanho de um prédio de quatro andares passa bem perto do planeta Terra

Em 22/05/2025 às 15h20 - Atualizado em 22/05/2025 às 17h10

Pesquisa mostra que mulheres que namoram com homens pobres envelhecem 12 vezes mais rápido

Em 01/05/2025 às 16h25 - Atualizado em 01/05/2025 às 16h45