A tecnologia tem trazido inovações que revolucionam o campo de pesquisa e outras áreas. Uma nova descoberta surpreendeu o público: o iRonCub3, um robô humanoide com mochila a jato. O objeto fez o primeiro voo estável em condições controladas. A descoberta foi feito por pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia (ITT).
O objetivo era criar um robô voador para missões de resgate. Com isso, o objeto foi montado com quatro propulsores: dois nos braços e dois integrados em uma mochila a jato.
Recomendados para você
Os pesquisadores implementaram um novo “esqueleto de titânio” para criar resistência às forças intensas geradas pelos jatos. O novo lançamento pesa cerca de 70 kg, mas mede menos de um metro de altura.
O motivo do peso grande é que o IronCub3 possui revestimentos térmicos no corpo, devido ao superaquecimento causado pelos motores (800 °C ). Cabe destacar também que essa composição resulta em um empuxo (força que surge em todo objeto mergulhado em um fluido) de até 1000 N com seu conjunto de propulsão.
Inicialmente, foram feitos experimentos para fazer simulações avançadas para testar o controle de voo do robô, empregando o Método dos Elementos Finitos (FEM), para validar a integridade estrutural. Ele conta também com um sistema de controle preventivo, que ajusta os propulsores em tempo real.
Voo do robô
Nos primeiros testes, o robô iRonCub3 conseguiu decolar cerca de 50cm do chão e manteve-se estável provando que é possível um robô voar. Essa é uma forma de mostrar que o mesmo pode superar desafios como ventos e instabilidades inerentes à forma humanoide.
O robô pode ser muito bem aproveitado já que pode ser envolvido diretamente em operações de resgate, inspeção industrial e logísticas em lugares complexos que exigem um grau maior de cuidado.