Se engana quem pensa que são apenas os cientistas renomados que conseguem fazer grandes descobertas. Um adolescente etíope, que mora nos Estados Unidos, desenvolveu um sabonete que combate o câncer de pele. Esse produto foi criado por Heman Bekele, que ganhou um prêmio intercional de ciências por causa da descoberta.
No momento em que o produto foi desenvolvido inicialmente, o sabonete passou a ser vendido nas prateleiras dos supermercados com o custo de apenas 50 centavos de dólar, sendo que o objeto teve grande reconhecimento internacional.
Recomendados para você
Hemam recebeu o título de “Melhor Jovem Cientista da América” em um concurso que contou com mais de duas mil inscrições de jovens de diferentes países. O sabonete ajuda a reativar células dendríticas debilitadas por meio de uma combinação de ácido salicílico, ácido glicólico e tretinoína, o que faz com que elas sejam mais eficazes na detecção e combate de infecções e células cancerígenas.
Ajuda para famílias com dificuldades financeiras
O adolescente explicou como desenvolveu o sabonete e contou que a invenção está relacionada com a sensibilidade que ele passou a ter diante da dificuldade algumas famílias, que possuem problemas financeiros e não têm condições de arcar com o tratamento da doença.
“O câncer de pele é encontrado principalmente em pessoas que vivem em países em desenvolvimento. Mas o preço médio de uma operação é de US$ 40 mil. Fiquei arrasado com a ideia de as pessoas terem que escolher entre o tratamento e colocar comida na mesa para suas famílias”, explicou o jovem em uma entrevista ao site da escola em que estuda.
Hemam falou sobre como ficou orgulhoso em poder ajudar as famílias com dificuldades financeiras: “O que mais me deixa orgulhoso é que um pacote com 20 sabonetes sairia por 10 dólares, o que cria uma opção acessível de tratamento para as pessoas”.
Prêmio de Hemam
Por causa do produto criado, o adolescente ganhou um prêmio de 25 mil dólares. Ele afirmou que usará o dinheiro para concluir os estudos e desenvolver novos projetos: “Quero ser um engenheiro elétrico de sucesso, causar um impacto positivo no mundo e também conseguir distribuir esse sabonete para as comunidades que precisem dele”.