Instagram restringe opção de saber quem são os seguidores dos usuários e quem eles seguem
De acordo com a equipe que administra a rede social, o objetivo é proteger os usuários e dar mais privacidade para os mesmos
O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, seja para interagir com usuários de diferentes regiões ou para se atualizar sobre alguns assuntos ou até mesmo acompanhar o que os amigos têm feito na rotina. No entanto, uma antiga configuração está perto de ser desativada pela equipe que administra o aplicativo e pegou muitos usuários de surpresa. O assunto tem ganhado grande repercussão na web.
Trata-se da ação que permite saber quem são as pessoas que um determinado usuário segue na rede social, além de quem são os seguidores dela. Essa opção, que costumava ser vista com frequência por algumas pessoas, está sendo restrita.
A medida já está sendo adotada em alguns perfis. Nessas páginas, é possível ver a seguinte mensagem quando um usuário tenta acessar esses dados: "Para proteger nossa comunidade, limitamos algumas coisas que você pode ver, como os seguidores de alguém ou as listas de quem uma pessoa está seguindo".
Cabe destacar que já é possível encontrar algumas restrições em determinados perfis no Instagram. Há usuários que impediram que a quantidade de seguidores exata seja vista, assim como a quantidade de curtidas.
Outras mudanças
A rede social tem passado por diferentes tipos de mudança. Uma que aconteceu também neste ano de 2025, foi que nos últimos dias, o Instagram passou a ter uma mudança nas grades de fotos dos perfis, que antes eram exibidas em formato quadrado e agora, em retângulos verticais.
Outra alteração é a remoção das Notas em fotos e reels. Este recurso permitia adicionar comentários visíveis apenas para amigos. Antes, essas notas permitiam aos usuários adicionar textos, fotos, carrosséis e reels, visíveis apenas para amigos.
As Notas de Conteúdo são uma extensão das Notas, que foram lançadas em 2022, que são textos curtos fixados por 24 horas na área de mensagens diretas. Este recurso continua disponível para ser usado pelos usuários.