Nova tecnologia brasileira amplia a bioacessibilidade nutricional da soja e aumenta a produção da agricultura
A nova ferramenta deve começar a ser usada pelos produtores brasileiros para a safra 2025/26 e promete ajudar nas produções de soja
A tecnologia vem sendo útil para o desenvolvimento de atividades em diferentes campos de atuação e pesquisa, e na agricultura o cenário não é diferente. Uma prova disso é que os produtores rurais brasileiros ganharam uma nova ferramenta para a safra 2025/26, que é uma solução biológica inovadora à base de Bacillus spizizenii, bactéria inédita no mercado, desenvolvida e registrada especificamente para ajudar nas produções de soja. O BioAction Sonar tem o objetivo de promover a bioacessibilidade nutricional da planta, ampliando a assimilação de elementos essenciais para o desenvolvimento da oleaginosa.
Doutor em microbiologia agrícola, André Nakatani, que também é o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Biosphera - responsável pelo lançamento da nova tecnologia - explicou a importância dessa nova ferramenta: "Este é um tema muito relevante na agricultura atual em virtude da elevação dos custos dos fertilizantes e das perdas significativas desse insumo nas lavouras”.
O especialista explicou também que o BioAction Sonar pode ser considerado um catalisador da nutrição eficiente, colaborando diretamente para a performance fisiológica da cultura, o que traz maior produtividade para as plantações: “Isso representa não só um ganho nutricional para a planta, mas também maior retorno sobre o investimento do produtor em insumos”, diz.
"Como a produção de exopolissacarídeos, biofilme, sideróforos, enzimas, ácidos orgânicos e inorgânicos. Além da alta capacidade de colonização do sistema radicular, competitividade na rizosfera e respostas adaptativas a estresses”, explicou André Nakatani.
Ainda segundo o especialista, o uso dessa tecnologia com outras ferramentas biológicas otimiza o ambiente ao redor das raízes: “É a combinação inteligente de biotecnologias que garante um sistema radicular robusto e uma nutrição mais eficiente. Esse é o conceito do Biomanejo Integrado de Nutrientes (BIN) que propomos”.
Destaque da tecnologia na agricultura
Cabe destacar que o uso da tecnologia tem sido cada vez mais frequente na agricultura, tendo o objetivo de aprimorar os processos agrícolas, aumentando a produtividade, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade.
Apesar de ser uma atividade antiga, muitos especialistas acreditam que a tecnologia é o principal instrumento para o crescimento do setor agrícola de forma eficiente e rentável, envolvendo diretamente equipamentos, qualidade do solo, desenvolvimento das equipes, pesquisas científicas e outras atividades.